ASN SP Atualização
Compartilhe

Euroshop 2023: lições obrigatórias de sustentabilidade

Em artigo, diretor técnico do Sebrae-SP Marco Vinholi destaca aprendizados vistos na maior feira de varejo da Europa
Por Marco Vinholi
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP articulou, por meio do seu programa Sebrae Trade, a missão prospectiva na maior feira de varejo da Europa, a Euroshop 2023, que é realizada em Dusseldorf de três em três anos.

Primeiro, é fundamental destacar a estratégica localização desse hub de desenvolvimento, que integra as cidades de Dusseldorf, Colônia e Bonn, na Alemanha. Localizadas cerca de 200 km do grande polo financeiro de Frankfurt, essas cidades são o centro das grandes feiras na Europa. Também estão a uma distância de até 160 minutos de qualquer grande cidade da Europa Central, com voos de pouco mais de uma hora para Londres, Paris, Barcelona e Roma, e, ainda, a pouco mais de 200 km do porto de Roterdã, o principal da Europa. Podemos, portanto, considerar o benefício geográfico de realizar comércio com a Europa por intermédio desse centro. Com isso, as cidades irmãs de Dusseldorf e Colônia disputam os grandes eventos dos mais diversos setores no seu território.

Dito isso, a feira conta com 1.750 expositores de 55 países, nos seus 103 mil metros quadrados. Trata-se de uma feira de negócios, muito mais do que de conteúdo, nos moldes da NRF, voltada ao varejo e realizada anualmente em Nova York.

Em um olhar geral, a sustentabilidade é o grande traço da Euroshop. Por meio de uma abordagem prática, é possível compreender o que de mais importante ocorre no comércio atual europeu. No bojo do Green Deal da comunidade europeia, pode-se observar cada detalhe do processo ligado à sustentabilidade, que é hoje obrigatório por lá.

A tudo isso se junta a tecnologia da inteligência artificial, dos self checkouts, das reposições automatizadas de estoques, dos sensores de reconhecimento de imagem, analytics de tráfego de loja e mapas de calor dos clientes. Desde a eficiência energética até o comércio, existe a preocupação com os descartes, a descarbonização, a valorização dos produtos regionais, as soluções de conservação.

Uma loja que faz suas roupas a partir de garrafas plásticas recolhidas dos oceanos tem chacoalhado o mercado e se tornado um enorme sucesso, dando o tom de como o mercado tem se comportado. Na “Shaping New Tomorrow”, com 15 garrafas plásticas se faz uma calça masculina estilosa e confortável. Um desavisado nunca saberia que o material utilizado era esse, com naturalidade e upcycling (reutilização criativa).

Esse é o mercado que se apresenta na Europa, com grandes oportunidades de, por exemplo, exportamos além do café não torrado, marcas regionais de café reconhecidas e de grande qualidade por aqui. Somente na Alemanha, falamos de um mercado de US$ 1 trilhão por ano. Além disso, representa a oportunidade para o nosso empreendedor compreender esse movimento de economia sustentável e se inserir no mercado com inovações dessa ordem no Brasil. Quem sair na frente, sem dúvida, beberá água limpa por aqui.

  • Alemanha
  • Euroshop
  • Sebrae Trade
  • varejo