ASN SP Atualização
Compartilhe

Paixão pelo hambúrguer leva casal a inovar na periferia

Inspirado por restaurantes que admirava, Jesus Barbosa criou a The Flavors Burguer no Capão Redondo
Por Ana Roxo
ASN SP Atualização
Compartilhe

“Minha vontade de começar a fazer hambúrgueres surgiu no local onde eu morava, Capão Redondo, periferia de São Paulo. Eu trabalhava com eventos na região do Itaim Bibi e lá tem vários restaurantes de hambúrguer ótimos, e de vez em quando eu almoçava aqueles lanches de qualidade excelente. Quando chegava em casa, eu queria pedir um hambúrguer com a minha mulher e agora sócia, Dai Fernandes, para ter essa mesma experiência, mas não encontrava a mesma qualidade onde eu morava.

Os lanches chegavam frios, não tinham o sabor, o tempero nem o preparo dos que eu via quando estava trabalhando, e isso me chateava, eu queria poder comer um lanche com a mesma qualidade sem precisar cruzar a cidade para isso.

Nunca foi algo pensado para empreender, eu estava realizado na minha profissão. Mas nasceu em mim a paixão pelos hambúrgueres artesanais. Quando a gente come uma coisa boa, a nossa régua eleva e a nossa expectativa também, por isso eu quis começar a tentar fazer meus lanches.

Foi em meados de 2011 que eu comecei a buscar receitas pelo Facebook para criar meu hambúrguer. Eu não tinha a menor noção do que fazer, que ponto deixar a carne, mas eu quis continuar tentando, porque era algo que eu queria fazer para poder comer com a minha família e amigos. Mesmo a primeira tentativa não tendo ficado muito boa, ainda assim estava melhor do que os lugares daqui, então por muito tempo essa foi a nossa receita.

Eu continuava no meu antigo trabalho e comecei a comparar meu hambúrguer com os que eu comia na região, e daí veio a vontade de me aprimorar nas receitas. Foi quando eu consegui aprimorar meu hambúrguer, e meus amigos curtiram tanto que os churrascos de confraternização viraram ‘hamburgadas’. No começo eu custeava tudo, mas teve uma ocasião em que foram umas 40 pessoas. Quando eu falei que não daria mais para pagar tudo sozinho e comentei que teria que fazer um rateio, achei que todos iriam desistir, mas foi aí que todos concordaram em pagar.

Nisso caiu a ficha: se estão querendo pagar para comer nosso hambúrguer, é porque realmente está bom. Comprei equipamentos, montei uma mini-hamburgueria na varanda de casa para fazer para os amigos, mas nunca foi um negócio.

Em 2019, nos mudamos para Portugal, porém após seis meses tive de retornar ao Brasil para um compromisso profissional, mas quando chegamos aqui tudo deu errado. Logo depois já veio a pandemia, então tivemos que ficar de vez.

Em abril de 2020, decidimos vender hambúrgueres para os nossos amigos somente aos fins de semanas e eles começaram a divulgar; o boca a boca foi essencial nesse começo. Mesmo vendendo só para amigos, eu queria deixar tudo profissional e mandei personalizar todas as embalagens do delivery.

Eu contatei o Pedro Valsas, que é um grande nome no cenário de hambúrgueres, para ele experimentar meus lanches, e ele fez 11 stories no Instagram elogiando tudo, principalmente porque a distância era de 18 quilômetros e o lanche chegou quente, e ele enfatizou que a hamburgueria era no quintal de casa.

O Pedro começou a falar de nós em podcasts e em lives nesse período de pandemia, a clientela começou a crescer, e percebemos que precisávamos de um ponto próprio para a hamburgueria. Hoje em dia, nós movimentamos muito a rua, estamos em uma área residencial, e gente de toda São Paulo vem até nós para conhecer nosso trabalho.

A gente começou com zero conhecimento, ainda no período da pandemia, e eu tentava pensar como cliente, se o produto estava bom, se a entrega e as embalagens estavam boas, a gente sempre pensou em trazer soluções. A gente queria ser diferente na região onde estamos.

Por isso, o Sebrae é hoje uma ferramenta superimportante para o desenvolvimento e crescimento da nossa empresa. É uma fonte de conhecimento para assuntos que a gente ou desconhece ou conhece muito pouco.

Agora, no fim de 2022, fomos convidados por um parceiro para fazermos parte de um empreendimento gastronômico na Vila Olímpia. Para a gente, é a realização de um sonho, minha vontade de começar a fazer hambúrguer veio de frequentar os restaurantes dessa região e agora saber que o The Flavors Burguer estará nessa região é muito gratificante.”

  • Conte Sua História Sebrae
  • Conte sua historia;
  • Jornal de Negocios
  • sebrae-sp