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Aulas no TikTok deram impulso a professora de espanhol

Mirta Archivaldo aderiu ao TikTok, investiu em campanha e alavancou a venda de cursos de espanhol
Por Gisele Tamamar
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Mirta Archivaldo nasceu na Argentina e mora no Brasil desde 1980, onde há 30 anos se dedica ao ensino de espanhol com foco no mercado corporativo. Há cinco anos aderiu ao ensino online e, ainda mais recentemente, em maio, após orientação do Sebrae-SP, resolveu entrar no TikTok. Foi na plataforma de vídeos curtos que ganhou relevância e conseguiu alavancar a venda de cursos.

Criadora da Nuestro Espanhol, Mirta formatou o curso prático da língua na pandemia, com valor de R$ 97, e passou a divulgar nas redes sociais. Havia semanas em que ela não realizava nenhuma venda, mas, depois de começar a publicar vídeos no TikTok e a investir em uma campanha, os resultados começaram a aparecer. Atualmente, ela registra vendas diárias.

“Para ter resultados diferentes é preciso estar predisposto a mudar, e Mirta estava. Ela soube adaptar seu conteúdo para vídeo, testou e aprendeu com seus resultados. O TikTok é uma plataforma que entrega seu conteúdo para o público do seu interesse independentemente de você ter seguidores, justamente por não ser rede social, e isso é muito legal para o pequeno empresário”, destaca a consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate.

Mirta já participou de uma série de ações do Sebrae-SP, inclusive o seminário Empretec, e também teve o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI). Foi durante uma consultoria de marketing A professora de espanhol Mirta Archivaldo: conteúdo didático nas redes que recebeu a sugestão de aderir ao TikTok. Mirta já estava presente no Instagram e LinkedIn, mas nunca pensou, até então, a postar vídeos curtos na plataforma. “Eu pensei: ‘imagina, no TikTok é só dancinha’. Mas recebi a orientação de que não era só dança, mas muitas pessoas postavam conteúdo didático. Como eu faço tudo que aparece, não tive medo, fiz um vídeo e postei no mesmo dia”, lembra.

Desde então, não parou mais e posta vídeos diários de 15 segundos com dicas e curiosidades sobre a língua espanhola. “Começou a bombar”, comemora Mirta. Em julho, a Nuestro Espanhol decidiu investir R$ 1,7 mil para rodar uma campanha por sete dias para vender o curso prático.

Foram mais de 375 mil visualizações, 3 mil curtidas e cerca de 160 compartilhamentos no WhatsApp. Foram realizadas 60 vendas no período e o perfil também ganhou mais relevância com aumento de visualizações de outros vídeos postados anteriormente. Atualmente, são mais de 2 mil seguidores.

“Eu posto vídeos todos os dias, estudo o algoritmo e tenho uma preocupação com o ambiente e luz para entregar vídeo e conteúdo de qualidade”, relata Mirta, que planeja o lançamento de um novo curso com sua metodologia própria voltada ao mercado corporativo. “A consultoria do Sebrae me abriu os olhos e o fato de entrar no TikTok foi fantástico. Para mim, foi a plataforma que deu resultado mais rápido”, relata.

Para quem ainda tem dúvida se deve criar um perfil no TikTok, a consultora do Sebrae-SP cita alguns dados relevantes: mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e 87% das pessoas assistem a vídeos diariamente, o que reforça a importância deles para seu negócio. “Estar atento às novidades de mercado e saber aproveitar as oportunidades é muito importante para aumentar os resultados”, reforça.

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