ASN SP
Compartilhe

Empresária de São Vicente participa de Missão Empresarial em Madri

Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Renata Villares, da Caiana Frutas, de São Vicente (SP) durante a Missão Fruit Attraction em Madri (ESP) – Foto: Divulgação Sebrae-SP
Renata Villares, da Caiana Frutas, fez parte da Missão Empresarial organizada pelo Sebrae-SP que visitou a Fruit Attraction, diversos estabelecimentos e propriedades rurais para conhecer as principais tendências mundiais

Com o objetivo de apresentar as principais tendências do mercado global de frutas e hortaliças, ter acesso às novas tecnologias e processos de produção, comercialização de produtos e acesso ao mercado internacional, o Sebrae-SP reuniu 16 empreendedores e produtores rurais do Estado de São Paulo em Madri, na Espanha, na Missão Empresarial Fruit Attraction. Entre os dias 3 e 11 de outubro, os participantes visitaram a segunda maior e mais importante feira de negócios de frutas e olericultura do mundo, além de diversos estabelecimentos e propriedades rurais. A empresária Renata Villares, da Caiana Frutas, de São Vicente, foi uma das pessoas presentes na ação.

Além da participação na feira Fruit Attraction, a programação da missão incluiu visitas técnicas guiadas a diversos pequenos negócios de Madri e região, como ao Mercamadrid; à fábrica de embutidos Los Joaquines; à uma das maiores fazendas de cultivo de azeite extravirgem orgânico de Madri, a Oleum Laguna; aos mercados de Vallehermoso, Chamberí, San Miguel e San Antón; entre outros.

“Além de conhecer as principais tendências e inovações na Fruit Attraction, tivemos a oportunidade de fazer várias visitas técnicas em mercados e pequenos negócios de Madri. Entendemos melhor sobre os produtos, posições de vendas, precificação e identificamos nichos de mercados que nos fizeram mudar completamente a ideia que tínhamos quando chegamos aqui”, comenta Renata.

“Essa vivência de estarmos no local, de conhecermos as pessoas, a cultura, é de suma importância. Hoje nós já redesenhamos e melhoramos o modelo de negócios que nos trouxe até aqui e, assim que retornarmos ao Brasil, vamos colocar em prática uma nova empresa que vai buscar esse mercado, esse nicho que sentimos falta e identificamos a oportunidade durante a Missão”, destaca a empresária.

A Missão

Para esta Missão Empresarial, o Sebrae-SP selecionou 16 produtores rurais e empresários do segmento, como negócios da fruticultura, agricultura, fungicultura, hortifruti e cafeicultores. “Esta foi uma grande oportunidade para que os pequenos produtores pudessem conhecer o que há de mais novo no mercado de frutas e hortaliças que cresce a cada ano em todo mundo. Na volta da missão, o Sebrae-SP vai preparar eventos de capacitação com palestras para multiplicar o conhecimento adquirido nos eventos e locais visitados para todos os produtores interessados em se atualizar sobre as tendências mundiais do seguimento”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, que acompanhou o grupo em Madri.

As visitas técnicas foram conduzidas pelos consultores especialistas em agronegócios, food service, internacionalização e inovação do Sebrae-SP, trazendo informações e adaptações dos conceitos para o universo dos pequenos negócios no Brasil. “As visitas também foram importantes para que os produtores rurais pudessem ampliar os conhecimentos em relação a novas tecnologias agrícolas, tendências, inovações e façam networking com o mercado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

Além das visitas, os produtores participaram de um Hackaton de inovação e de rodadas de negócios internacionais no Speed Networking com potenciais clientes europeus. “É muito importante que os pequenos produtores encarem o mercado internacional em seus planejamentos de expansão de mercado. E o Sebrae conta com um programa de internacionalização de empresas, o Sebrae Trade, que orienta nessa preparação. Nosso objetivo é fazer com que eles reconheçam o valor dos seus produtos, tirem da cabeça a ideia de que é difícil exportar, que pequenos negócios brasileiros não têm mercado no exterior e aproveitem a viagem à Espanha para fazer negócios”, afirma Ivan Hussni, diretor técnico e de administração e finanças do Sebrae-SP.

Pequenos negócios

As empresas participantes são: Sítio Nó de Pinho, de São Lourenço da Serra; Frutas Mobilon, de Sumaré; Cachaça Valenti, de Brotas; Caiana Frutas, de São Vicente; Fresh Quality, de Piedade; Marquinhos Bananeiro, de Cajati; Comércio Atacadista de Café em Grãos, de Caconde; Sítio Saito, de Mogi das Cruzes; Ide Frutas, de São Paulo; Horta Alimentos, de São Roque; Coopjuqui, de Juquitiba; e Pedro Lucchesi, produtor rural de Avaré.

Vídeos da Missão

O Sebrae-SP tem uma playlist completa de vídeos da Missão Empresarial Fruit Attraction 2022. Confira em nosso YouTube clicando aqui.

  • Fruit Attraction Madri
  • Fruit Attraction Sebrae-SP
  • Missão Fruit Attraction
  • Sebrae Trade