ASN SP
Compartilhe

Feiras do JEPP mobilizam 550 estudantes em Guaraci com foco no empreendedorismo

Ações marcaram o encerramento do Jovens Empreendedores Primeiros Passos com exposição de produtos desenvolvidos pelos alunos
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

As escolas municipais de Guaraci realizaram, na primeira quinzena de outubro, as feiras de encerramento do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), iniciativa do Sebrae-SP que estimula a educação empreendedora nas escolas.

Ao todo, 550 estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mércia Júlia Barbosa Velho e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Zuquim participaram de ações, com desenvolvimento dos produtos ao longo do programa.

As feiras marcaram a conclusão de um trabalho realizado em sala de aula, com os alunos transformando as ideias em produtos, além de vivenciar, na prática, conceitos de empreendedorismo, planejamento, comercialização e sustentabilidade.

Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes estão os brinquedos ecológicos, produções culturais, alimentos inspirados na culinária regional, a ecopapelaria com papelaria artesanal e reaproveitamento de materiais, além de artesanato sustentável e soluções criativas envolvendo robótica.

Para Joyce Costa Henrique, analista de negócios e gestora do JEPP no Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos, as feiras são uma oportunidade para os estudantes aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“A Feira do JEPP é o ponto alto do programa. Os estudantes planejam desde a identidade visual das barracas, confeccionam os produtos e criam estratégias de divulgação para atrair clientes, elaborando cartazes e panfletos também”, explicou.

Ainda de acordo com Joyce, a experiência também envolve conceitos de gestão financeira.

“Durante as feiras, eles também operam o caixa e controlam as vendas, vivenciando etapas importantes da administração de um negócio”, concluiu.

Empreendedorismo desde a escola

O JEPP é um programa do Sebrae-SP que leva a educação empreendedora às escolas públicas, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é estimular a criatividade, despertar o espírito empreendedor e desenvolver o pensamento crítico entre crianças e adolescentes.

Durante as atividades, os estudantes aprendem com professores capacitados pelo Sebrae-SP a elaborar projetos, identificar oportunidades, desenvolver ideias inovadoras e trabalhar em equipe. O programa também aborda conhecimentos relacionados à comercialização de produtos, planejamento financeiro e sustentabilidade.

  • Guaraci
  • Jepp
  • sebrae-sp