ASN SP
Compartilhe

Curso do Sebrae-SP transforma receitas natalinas em possibilidades de negócio em Barra do Chapéu

Capacitação reuniu participantes para aprender técnicas de preparo de panetones e doces, além de estratégias para transformar a produção artesanal em oportunidade de renda
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Curso do Sebrae-SP transforma receitas natalinas em possibilidades de negócio em Barra do Chapéu

O clima de Natal chegou mais cedo a Barra do Chapéu. Entre massas, recheios, coberturas e muita criatividade, participantes do curso ‘Aprenda a fabricar e vender panetones e doces natalinos’, promovido pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Aqui, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e descobrir novas possibilidades dentro do universo da gastronomia.

Realizada entre os dias 18 e 27 de agosto, na Cozinhalimentos, a capacitação foi marcada por aprendizado, troca de experiências e muita prática. O curso gratuito apresentou diferentes etapas da produção, desde o preparo das massas e a escolha dos ingredientes, até técnicas de fermentação e sova, elaboração de recheios, coberturas, decoração e padronização das receitas. Também foram apresentadas possibilidades de inovação e criação de produtos diferenciados, especialmente para atender à procura por itens artesanais durante o período natalino.

Mas o aprendizado foi além das receitas. Os participantes também receberam orientações sobre organização da produção, cálculo de custos, formação de preços, divulgação e estratégias de vendas, conhecimentos importantes para quem pretende transformar uma habilidade culinária em oportunidade de negócio.

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza, o período que antecede o Natal abre espaço para que pequenos produtores explorem novos produtos e conquistem clientes.

“Os produtos natalinos têm grande potencial de comercialização e permitem que pequenos empreendedores agreguem valor às suas receitas. Durante o curso, os participantes aprenderam não apenas a fabricar panetones e doces com qualidade, mas também a planejar a venda, calcular custos e criar estratégias para conquistar clientes”, destaca.

A experiência foi uma oportunidade para quem buscava aperfeiçoar seus conhecimentos. É o caso de Gabriele Dias, que já trabalhou com a venda de pães e viu no curso uma chance de aprender novas técnicas, que poderão ser utilizadas no futuro.

“O curso foi excelente! Eu já vendi pães para complementar a renda e sempre quis fazer um curso de panetones. Atualmente não estou mais produzindo pães, mas conhecimento nunca é demais e quando eu precisar, ele estará ali disponível para ser usado. Aprendi técnicas novas de fermentação e sova, além de biscoitos e muitas outras coisas. A professora é maravilhosa! Já me inscrevi para o próximo curso e tenho a intenção de empreender futuramente”, conta Gabriele.

Para Luciane Santiago, a capacitação também trouxe descobertas que foram além do esperado. Mesmo sem planos de abrir uma empresa no momento, ela destaca que os conhecimentos adquiridos serão levados para sua vida.

“Para mim foi de grande valia, pois aprendi muitas técnicas e coisas que nem imaginava que seriam feitas daquela forma. Nossa professora Milena foi excelente na sua explanação e no contato com as alunas. Não pretendo abrir uma empresa, quero utilizar os conhecimentos para o consumo mesmo, mas foram dias de grande aprendizado e companheirismo. Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, à nossa professora”, finaliza.

  • Sebrae Barra do Chapéu