Há tempos a plataforma TikTok deixou de ser apenas um canal para veicular vídeos curtos engraçados ou com danças. O TikTok tem atualmente mais de um bilhão de usuários em todo o mundo e enorme potencial de alcance de visualizações, o que pode ser muito útil para as vendas dos negócios de pequeno porte.
Uma pesquisa conduzida pela Nielsen em 2021 mostra que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos dentro da plataforma. O levantamento revelou também que 73% deles acham que a publicidade no TikTok é única e diferente; mais de 70% querem saber mais sobre itens anunciados; 72% têm interesse em aprender mais sobre o produto ou marca ao ver um anúncio na plataforma e um em cada três comprou algo que não estava considerando antes.
A consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate preparou uma lista com orientações para ajudar o empreendedor a aproveitar o potencial do TikTok para vender mais e divulgar sua marca.
- Entenda que a plataforma funciona de forma diferente das outras; ela entrega o conteúdo independentemente do número de seguidores e por isso ela pode ser uma grande vitrine para sua empresa.
- Não é só dancinha. Existem muitos formatos possíveis de vídeos que sua empresa pode fazer: tutoriais, mostrar os bastidores, ensinar, divertir seu público, inspirar, mostrar seu produto ou serviço.
- Para conhecer mais é preciso baixar, navegar e assistir ao conteúdo para entender como funciona, ter ideias de conteúdos e tipos de vídeos.
- Conheça seu público. Ninguém melhor do que você para saber aquilo que seu público gosta, interage e assiste.
- Crie sua conta e transforme-a em corporativa, pois ela mostra os relatórios que ajudam a saber quem é seu público, que tipo de conteúdo gosta e, assim, melhorar sempre sua produção.
- Pegue carona nas trends.
- Você não precisa de grandes produções, um celular na mão e uma boa ideia faz a mágica acontecer.
- TikTok é autenticidade, vida real; quanto mais natural, mais engajamento.
- Se quiser ter mais resultados, faça anúncios onde é possível definir o perfil de público para quem você quer mostrar sua empresa.
- Não tenha vergonha. É possível fazer vídeos sem você aparecer; à medida que for perdendo a vergonha você pode experimentar e acabar gostando.
- Teste, teste, teste e aprenda com seus resultados.