
O Sebrae-SP promoveu, em 21 de agosto, encontro para apresentar iniciativas voltadas à preparação de negócios para o comércio exterior e à conexão com mercados internacionais. A reunião contou com a participação do secretário de Relações Internacionais e Desenvolvimento Econômico de Mairiporã, Jorge Chamma, e de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Instituto Nacional do Plástico (INP), que discutiram oportunidades de internacionalização para empresas do município.
Entre as iniciativas apresentadas está o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil, executado pelo Sebrae-SP por meio da Faculdade Sebrae, que prepara empresas para atuar no mercado internacional e está com inscrições abertas aqui. Mairiporã aderiu ao programa no ano passado e, atualmente, conta com 15 concluintes, o maior número entre as nove cidades da área de atuação do Escritório do Sebrae-SP de Guarulhos, vinculado ao Núcleo Operacional Grande SP e região metropolitana.
A articulação considerou o perfil econômico de Mairiporã e o potencial do setor do plástico no município. Segundo o secretário, a cidade concentra cerca de 125 empresas do segmento, muitas delas instaladas em Terra Preta, polo industrial de Mairiporã.
Richard de Assis, especialista em comércio exterior do Instituto Nacional do Plástico, e Emerson Oliveira, especialista em Promoção das Exportações da ApexBrasil, apresentaram à autoridade municipal o trabalho desenvolvido pelas duas instituições. O INP busca fortalecer e desenvolver a indústria brasileira de transformação de plásticos, enquanto a ApexBrasil promove produtos e serviços nacionais no exterior e atua na atração de investimentos estrangeiros para diferentes setores da economia.
A parceria entre as entidades deu origem ao Think Plastic Brazil, programa que auxilia empresas brasileiras do setor do plástico em sua preparação e inserção no mercado internacional.
Durante a conversa, Jorge Chamma citou empresas de Mairiporã que, na avaliação dele, possuem perfil para se conectar às iniciativas apresentadas. O secretário também manifestou interesse em estreitar o diálogo com a ApexBrasil e o INP e se colocou à disposição para ampliar parcerias voltadas ao desenvolvimento dos negócios locais.
“Queremos transformar a vocação industrial de Mairiporã em novas oportunidades de negócios e esse é um ótimo caminho”, reforçou.
Da qualificação à conexão com o mercado internacional
Como parte da agenda, os representantes da ApexBrasil e do INP fizeram uma visita técnica à Matoys Brinquedos, empresa de Mairiporã atendida pelo PEIEX em 2025 e que atua no segmento de produtos de plástico. A atividade permitiu conhecer de perto um negócio que passou pelo programa e, ao mesmo tempo, criar uma primeira conexão da empresa com os representantes das duas instituições.
Para Priscila Ota, consultora de negócios do Sebrae-SP, a agenda cria possibilidades para a continuidade das conversas e para a construção de ações conjuntas destinadas às empresas da região.
“Com a alta concentração de empresas do setor do plástico em Terra Preta e a experiência já acumulada por negócios que participaram do PEIEX, o município reúne características que podem favorecer novas iniciativas de internacionalização”, concluiu.
O que é o PEIEX
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é uma iniciativa subsidiada pela Apex Brasil, que prepara micro e pequenas empresas brasileiras para o mercado internacional, por meio de capacitação técnica e atendimento individualizado. O programa ajuda na promoção de melhorias em gestão, processos produtivos, adequações comerciais e planejamento estratégico.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
-
