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Empreendedores citam expectativas para Missão Empresarial do Sebrae-SP em Nova York

Seminário de abertura foi realizado neste sábado, dia 11; Summer Fancy Food Show é a principal atração
Por Sebrae-SP
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Renovação, aumentar os resultados, aprendizado, oportunidade, novo propósito, crescimento, reabrir portas e expansão. Essas foram as palavras citadas pelos empreendedores sobre a expectativa para a Missão Empresarial promovida pelo Sebrae-SP em Nova York. A dinâmica foi realizada durante o seminário de abertura neste sábado, dia 11, com a apresentação da agenda e troca de informações.

Tirso Meirelles

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, destacou a oportunidade que os empreendedores terão para traçar um paralelo sobre como os empresários norte-americanos enfrentaram a pandemia com o que os brasileiros passaram no Brasil. “É uma oportunidade para troca de experiências, anotar tudo, tirar fotos e no fim do dia fazer um resumo do que é possível fazer amanhã com a lição que tive hoje”, afirmou.

Ivan Hussni

O diretor técnico do Sebrae-SP Ivan Hussni ressaltou o histórico, a experiência e a preparação do Sebrae para promover a missão, além da disseminação de conhecimento após a missão. “A missão vai promover muita informação, muito conhecimento e ela não acaba aqui. Ela continua com um rico conhecimento que será repassado para os empreendedores por meio de uma série de ações do Sebrae”, afirmou.

Empreendedores

A empresária Cindy Sinigoi, do &EAT Restaurante, participa pela primeira vez de uma missão. “Minha expectativa é de renovação. Passamos por tantas coisas nos últimos dois anos e precisamos ver onde vamos daqui para frente” afirmou. A expectativa de Marcelo Mantelli, do Don Mantelli, é de aprendizado. “Participar da missão da Summer em 2019 foi muito importante, foi onde aprendemos muitas inovações que aplicamos no nosso negócios para sobreviver na pandemia”, disse.

Thiago Benedetti, da Smart Burger, citou a expectativa de muito aprendizado e networking, principalmente com pessoas fora do circuito do mercado de hamburguerias, onde atua. “O meu sonho é ter vários negócios na minha cidade, que é Osasco, e mostrar que ela pode entregar muitas coisas boas”, relatou.

Romária Pinheiro da Silva é proprietária da Marlinda Bolo de Rolo e tem inauguração de uma loja de produtos regionais com serviço de café para julho. “Minha expectativa é de oportunidade, de conhecer parceiros que possam aparecer e entender o mercado norte-americano”, contou.

Lucas Mendonça, da Pork Angus, passou a integrar o negócio da família com o pai e o irmão recentemente e participa da ação do Sebrae-SP com a expectativa de criar um novo propósito para a empresa. “Tenho o sonho de solidificação da empresa na área do varejo e expandir cada vez mais a nossa marca”, disse.

Pedro Carvalho de Moura Junior e Rafaela Emerin, são responsáveis pela Cervejaria Cão Loko e FCB Gastro Pub. “Já estivemos em Nova York, mas o olhar técnico do Sebrae em uma missão faz toda a diferença”, afirmou Pedro. Tuta Aquino, da Baianí Chocolates, compartilhou o sonho de internacionalizar a marca. “A nossa expectativa é reabrir as portas para o mercado internacional”, contou. “A expectativa é de crescimento, expansão e cada vez mais aprendizado”, afirmou Carlos Eduardo Palombello, da Casa de Esfiha Mesa do Califa.

Feira

O principal destaque da missão é a visita na Summer Fancy Food Show, realizada de 12 a 14 de junho. A consultora do Sebrae-SP Karyna Muniz apresentou no seminário de abertura as tendências identificadas nas edições anteriores.

Por exemplo, em 2016, os destaques foram os espaços coletivos, temporário, store in store, customização de produtos, praticidade e conveniência, sustentabilidade e saudabilidade. Em 2017, destaque para a personalização/customização, praticidade na compra ou no consumo, superfoods, produtos free from (livres de …) e embalagens verdadeiras (certificações e rastreabilidade em destaque).

Já em 2019, os destaques foram os alimentos funcionais com foco em patologias e bem-estar, produtos free from, produtos plant based, proteínas alternativas, drinks sem álcool, produtos minimamente processados, embalagens to go para público single, nova tecnologias aplicadas no ato da compra, cold breaw/coffee time e clubes de restaurantes (pop up).

Missão

Carol e Erica
Para Carolina Neubern, consultora especialista em varejo, arquitetura e design, a missão 2022 tem um caráter de sobrevivência. “Essa missão vai ensinar todo mundo a conscientização de tudo que aprendeu e até onde vai chegar. Conscientização e solidariedade são as maiores tendências a serem aprendidas em 2022”, afirmou.

O evento contou também com a participação de Erica Davis, que compartilhou a história de como criou a Ree Ree Dee´s, empresa de massa de cookie congelado. Durante a pandemia, ela sentiu uma dificuldade de vender seu produto na caixinha e teve um ‘estalo’ ao ver as embalagens estilo “ziploc” para armazenar alimentos congelados. Foi aí que ela resolveu investir em uma nova embalagem e viu seu produto ganhar as prateleiras de pequenos mercados e, agora, de grandes redes.

O cliente compra o saquinho com a massa congelada de cookie para assar em casa. Em sua fala, Erica compartilhou o destaque que seu produto ganhou na pandemia, mas também os desafios que enfrentou ao lidar com o salto de produção em um tempo tão curto.

O seminário também contou com a participação de Mauricio Abadi, diretor do escritório da InvestSP de Nova
York; Ubiratan Lopes, presidente do Sebrae Goiás; Antônio Carlos de Souza Lima Neto, superintendente do Sebrae Goiás; e Pedro Alves de Oliveira, conselheiro do Sebrae Goiás. A equipe técnica do Sebrae-SP, Edgard Neto, Karyna Muniz, Thiago Farias e Vinicius Nóbrega, também apresentaram os detalhes da missão.

Confira mais fotos do seminário de abertura aqui.

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