Criado em 2008, o marketplace Elo7 faz a ponte entre consumidores de produtos autorais, ou seja, artesanais, e empreendedores de todo o Brasil. A plataforma chega aos seus 12 anos de existência com 130 mil vendedores ativos em mais de 3,8 mil cidades do País. O balanço da sua primeira década mostra que, desde sua fundação, o Elo7 apresentou crescimento de 40% ao ano. Atualmente, o site soma 230 milhões de pageviews, 21 milhões de visitantes ao mês e 7 milhões de produtos anunciados.
“O Elo7 sempre teve como objetivo unir vendedores e compradores de todo o Brasil, para que ambos se encontrassem de forma online independentemente das fronteiras geográficas. Essa sempre foi a demanda mais intensa dos lojistas: conseguir chegar aos compradores de diferentes Estados e cidades do País”, afirma o engenheiro de produção e CEO do Elo7, Carlos Curioni. “Desde o nascimento do marketplace, foram mais de 30 milhões de produtos vendidos e que fizeram casamentos, nascimentos, aniversários, casas novas e inúmeros outros momentos serem ainda mais especiais”, completa Curioni, que conversou com o Jornal de Negócios.
Como surgiu a ideia de criar o Elo7?
O Elo7 foi criado para ser o canal de divulgação e vendas de pequenos empreendedores criativos como artesãos, designers e estilistas que buscam expandir o mercado para suas criações, mas não tinham nenhuma plataforma dedicada a esse segmento. Desde então, todo o desenvolvimento de produto e divulgação permanece focando nesse propósito que viabiliza ao pequeno produtor viver de seu talento e suas criações.
Como é o modelo de negócio?
Os vendedores se cadastram na plataforma, criam uma loja própria,cadastram seus produtos e estão aptos a vender. O Elo7 é remunerado pela venda com uma comissão que varia de 6% a 18% dependendo do tipo de anúncio selecionado. Não há custo fixo ou mensalidade para manter a loja no Elo7.
Além do tipo de produto,qual a diferença do Elo 7 para outros marketplaces?
A maior diferenciação do Elo7 é a conexão humana que existe entre compradores e vendedores. Diferente de e-commerces e marketplaces tradicionais, que vendem produtos catalogados e massificados, o Elo7 vende produtos que são personalizados para ocasiões especiais dos compradores. Essa personalização passa por uma comunicação fluída entre compradores e vendedores.Para isso, desenvolvemos ferramentas específicas, como a tecnologia Talk7, um chat integrado aos passos de compra, disponíveis para compradores e vendedores concluírem suas transações.
Como foi unir ambiente digital e artesanato?
Foi natural, apesar do antagonismo aparente entre esses termos.Nossos vendedores são criativos,empreendedores e conectados. Esses vendedores, mesmo 12 anos atrás, já usavam as redes sociais e canais digitais para divulgar seus produtos. O Elo7 veio para oferecer uma ferramenta ainda melhor e mais especializada para esse fim. O casamento foi imediato.
O que deve fazer quem anuncia no Elo7 para se destacar?
A parte básica refere-se ao produto vendido: foto, descrição e preço de acordo com um posicionamento são fundamentais. Mas o verdadeiro diferencial para vender bem e se destacar no Elo7 está no atendimento. Desde o primeiro contato até perguntar ao comprador como foi o evento em que o produto foi usado: esse é o grande segredo que faz do Elo7 um lugar único para se comprar produtos personalizados.
Com a pandemia de coronavírus, houve mudança de perfil de quem vende no Elo7 ou dos produtos anunciados?
Houve uma mudança importante na demanda em dois grupos.Algumas categorias relacionadas a eventos, como festas e casamento,tiveram queda, enquanto que categorias como produtos para o segmento de bebês e decoração apresentaram aumento. Nossos vendedores estão reagindo muito rápido a essas mudanças. Por fim, com os impactos do momento, há uma oportunidade grande para vendedores com capacidade de produzir máscaras de tecido.
Há alguma ação prevista para um futuro próximo, já pensando na retomada da economia, após a crise passar?
Entendemos que qualquer negócio digital vai se beneficiar no médio prazo. Há uma quantidade muito grande de pessoas que estão tendo sua primeira transação online nesse momento. Inclusive percebemos isso no site, com um número grande de novos compradores. Oferecendo uma boa experiência nessas primeiras compras, esses clientes vão continuar comprando e os negócios online vão ganhar participação no mercado. Especificamente para nosso segmento de atuação, entendemos que as pessoas vão buscar ainda mais conexões e propósito em seu dia a dia e nós oferecemos exatamente isso no que se refere a consumo.