ASN SP
Compartilhe

Grupo gestor do Programa LIDER define atuação para enfrentar a crise no Circuito das Águas

Ações coordenadas envolvem protocolos regionais, plano de marketing para divulgar potencial turístico e fórum online
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Diante da crise provocada pela pandemia do coronavírus, os encontros presenciais do Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional foram interrompidos durante o período de isolamento social. Mas as lideranças do Circuito das Águas Paulista, diante do cenário adverso, optaram por continuar mobilizadas por meio de reuniões online, em que puderam avaliar e organizar medidas de enfrentamento conjuntas diante da crise.

O grupo definiu três pilares de atuação voltada para o Circuito das Águas. São eles: elaboração de protocolos regionais para contribuir com a retomada dos trabalhos, criação de um plano de marketing para evidenciar o potencial turístico regional e a realização de um fórum online para identificar e divulgar os atrativos turísticos.

O programa, organizado pelo Sebrae-SP, reúne lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil com o objetivo de construir um projeto de desenvolvimento amplo e cooperativo para estimular o turismo e as demais potencialidades da região do Circuito das Águas Paulista.

“O momento é desafiador e o Líder é um programa de cooperação. Temos uma rede de parceiros pensando e atuando em prol do desenvolvimento regional”, afirma o gerente do Sebrae-SP Nílcio Freitas.

Com a crise, o grupo passou a realizar reuniões online e se mobilizou para traçar ações coordenadas para ajudar a região. A previsão é que as ações sejam executadas até agosto.

A primeira ação será a produção de protocolos regionais para orientar os empresários na retomada dos trabalhos. As recomendações seguirão as diretrizes estabelecidas pelos protocolos definidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

O grupo também vai criar um plano de marketing para destacar o turismo da região. Por conta da pandemia, uma das tendências discutidas pelos especialistas do setor é a busca por destinos mais próximos e o Circuito das Águas pode aproveitar esse movimento para atrair mais turistas para as cidades.

A terceira ação será a realização de um fórum online para discutir as ações previstas e as potencialidades do Circuito das Águas. Vale ressaltar que as atividades contarão com o gerenciamento da equipe do Escritório Regional Sebrae-SP de Campinas, responsável pelo acompanhamento do grupo, e suporte das Unidades de Políticas Públicas e Relações Institucionais e Desenvolvimento Setorial e Territorial da instituição.

Sobre o programa Líder

O programa LIDER (Lideranças para o Desenvolvimento Regional) é organizado pelo Sebrae-SP a partir da metodologia do Sebrae Nacional para a construção de um plano de desenvolvimento regional. A primeira etapa do programa foi identificar lideranças, pessoas de influência e protagonismo na região. O grupo tem como objetivo a mobilização destes agentes regionais em torno da criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios com foco no desenvolvimento regional sustentável, fomentando assim o empreendedorismo, estratégias e políticas públicas da região. Entre outubro de 2019 e março de 2020, foram realizados quatro encontros presenciais. Com a necessidade de isolamento social, os integrantes do grupo passaram a realizar reuniões online e pensar em ações coordenadas para enfrentar a crise.

O programa Líder envolvendo o Circuito das Águas é o primeiro a ser realizado no Estado de São Paulo. O Circuito é composto por Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, e está localizado na Serra da Mantiqueira.

  • LIDER;