.jpg)
A segurança na volta aos negócios presenciais de restaurantes foi o assunto principal no primeiro dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia. O evento abriu com o convidado Edrey Momo, proprietário de restaurantes como a 1900 Pizzeria, Tasca de Esquina, Padaria da Esquina e Tasquinha da Esquina, comentando sobre como as dificuldades incentivaram um cenário de colaboração no meio gastronômico. “O grande legado dessa pandemia é que ficamos mais colaborativos, principalmente no setor da gastronomia.No começo, eu percebi que quando tudo se fechou, foram criados vários grupos de WhatsApp para criar um movimento do que poderia ser feito para passar por esse momento”, conta ele.
Momo relembrou como sua carreira passou por um ciclo, deixando de estar à frente da 1900 Pizzeria e aceitando o desafio de abrir as casas do grupo Tasca da Esquina, em parceria com o chef português Vitor Sobral. Ao falar sobre os protocolos de segurança, Edrey citou a necessidade de uma divulgação melhor dessas medidas, para evitar que os estabelecimentos tenham situações ruins com os clientes. “Tinha que estar na cabeça das pessoas qual é o protocolo, isso facilitaria bastante para gente. Algumas pessoas não sabem que o restaurante precisa estar vazio às dez da noite. Quando você pede para a pessoa se retirar por conta do horário, esse cliente se sente ofendido. Se chegar uma mesa maior do que seis pessoas, eu sou obrigado a impedir que eles sentem todos juntos. O protocolo é complexo de ler, então sobrou para gente essa educação”, diz.
Parceria com os clientes
O segundo convidado do dia foi Tsuyoshi Murakami, chefe-proprietário do Murakami, que revelou como o sistema de entregas e a divulgação entre os clientes foram alguns dos fatores que ajudaram o restaurante no período em que a casa estava de portas fechadas. “No começo nós usamos um sistema de entregas com motos, mas a comida balançava e o resultado não era legal. Depois mudamos para uma modalidade onde o cliente chamava um carro de aplicativo que oferece entrega, o que permitiu a mudança desse esquema. Como somos um restaurante pequeno, trabalhamos apenas com o contato que já tínhamos, mas o bairro foi muito incrível. Atendemos muito um prédio que fica em frente, assim a senhora do terceiro andar indicava para outras pessoas e isso realmente nos ajudou chegar até esse momento”, explica ele.
Mudanças para garantir a segurança
Quem também participou do evento foi Alberto Neute, jornalista, diretor de arte e sócio proprietário do Bar Platz, que informou como aproveitou o tempo fechado para adaptar o salão a mudanças que facilitaram no momento da retomada. “Uma coisa que fiz foi mandar lixar todas as mesas e envernizá-las novamente, para que eu pudesse limpá-las com álcool. Então, cada cliente que sai, nós higienizamos as mesas e cadeiras. A limpeza do salão e do banheiro já era uma questão fundamental para nós”, explica.
Cuidados com recebimento de fornecedores
Para o bate-papo, mediado por Karyna Muniz, consultora de negócios do Sebrae-SP, os chefes explicaram também como estão lidando com o acesso de pessoas estranhas ao restaurante, como os fornecedores, nesse momento de retomada. Murakami contou que os fornecedores, por exemplo, também se adequaram aos protocolos de segurança. “Essas empresas também passaram por treinamentos e chegam prontas, nós nem precisamos falar nada. Algumas vezes eles até nos ensinam como as coisas devem ser feitas da maneira correta. Até mesmo para receber os fornecedores fazemos um esquema de hora marcada”, explica Murakami.
Alberto Neute explicou que o acesso aos estoques é controlado e o recebimento das mercadorias acontecem em dias que o restaurante não está funcionando. “ Os fornecedores não acessam o restaurante, temos um local separado para isso. Assim não temos problemas de pessoas estranhas ficarem entrando e saindo”, conta Neute.
O Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia vai até o dia 2 de outubro, com lives diárias que acontecem das 9h às 11h. Para saber mais sobre o evento online, acesse: https://contato.sebraesp.com.br/rpg_ebooks/
Assista ao primeiro dia de Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia:
Sobre o Empreenda Rápido
O Empreenda Rápido é um programa do Governo de SP, em parceria com o Sebrae-SP, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado. O programa ainda conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp e do Centro Paula Souza.
SERVIÇO
Empreenda Rápido – Retomada São Paulo: Gastronomia
Transmissão: YouTube do Sebrae-SP – https://www.youtube.com/sebraesaopaulo
Data dos painéis: de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020
Horários: das 09h às 11h
Inscrições gratuitas: www.retomadasaopaulo.sp.gov.br e/ou pelo telefone 0800 570 0800
28 de setembro (segunda-feira) – “O protocolo de segurança na prática”
Edrey Momo – Tasca da Esquina / Padaria da Esquina / Pizzaria 1900
Tsuyoshi Murakami – Murakami
Alberto Neute – Florina / Platz
-
29 de setembro (terça-feira) – “Como será o consumo pós Covid-19?”
Simone Galante – Galunion
Hugo Delgado – Taquería La Sabrosa
Georges Schnyder – Mundo Mesa
-
30 de setembro (quarta-feira) – “A retomada está na digitalização!”
Rodrigo Alves – Ponto Chic
Ivan Achcar – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia
Isaac Azar – Paris 6
-
01 de outubro (quinta-feira) – “Reinventando o negócio de alimentação”
Telma Shiraishi – Aizomê / Japan House
Rodrigo Barros – Boali
Marcelo Fernandes – Attimo / Mercearia do Francês
-
02 de outubro (sexta-feira) – “Descomplicando o crédito”
Banco do Brasil | Caixa Econômica | Santander | Bradesco | Itaú | Desenvolve SP| Banco do Povo | Sebrae-SP
-
