O Sebrae-SP formou o primeiro grupo do projeto “Metodologia das Três Fases” no Alto Tietê. A capacitação busca estimular o empreendedorismo por meio de metodologias voltadas ao autoconhecimento e à formação profissional. O encerramento do projeto, realizado em parceria com o Instituto Maria Mãe do Divino Amor e com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ocorreu nesta quinta-feira (12/02).
O projeto é estruturado em três eixos: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de renda. Ao longo de três meses, o Sebrae-SP promoveu uma série de atividades voltadas ao autoconhecimento, com foco no potencial individual, na autoconfiança e na autoestima. Os participantes também tiveram acesso a conteúdos de gestão, finanças e outros temas estratégicos para apoiar a criação de negócios ou o aprimoramento da formação profissional.
A metodologia incluiu, ainda, o curso “Customização de Peças de Vestuário”, oferecido por meio de contrato com o Senac, além de uma palestra sobre acesso a mercado ministrada pelo Crie Moda Autoral, iniciativa do Sebrae-SP voltada ao fortalecimento da economia criativa no Estado.
A formatura foi marcada por um desfile com peças produzidas pelos alunos durante o curso. “O Sebrae-SP é um serviço que não brilha sozinho, só alcançamos resultados quando os empreendedores e a comunidade são beneficiados. É preciso confiar e acreditar para criarmos essa espiral de prosperidade individual e coletiva”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
A gestora regional de Economia Criativa e Turismo do Sebrae-SP no Alto Tietê, Samira Gardziulis, ressaltou a importância da iniciativa para a geração de oportunidades e renda. “A metodologia fortalece a autoestima e apresenta o empreendedorismo como uma alternativa real de geração de renda. Por meio da iniciativa, os participantes saem com um ofício e com as ferramentas necessárias para estruturar o próprio negócio”, afirmou.
Para a diretora do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Marina Dias Nogueira, a formação reforça o trabalho da entidade na qualificação profissional e no apoio à geração de renda. “Buscamos atender as pessoas em suas necessidades, e muitas das que estão aqui hoje acompanhamos há bastante tempo. É muito emocionante”, disse.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, o Sebrae-SP é um parceiro estratégico do município. “Mogi das Cruzes não seria o que é hoje — uma das potências do Estado de São Paulo — sem o apoio do Sebrae-SP, que tem participação significativa na construção desse desenvolvimento”, afirmou, ao lado do secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, e da secretária-adjunta de Cultura, Teresa Christina Vaz.
A aluna Maria Pereira da Silva destacou que a metodologia ampliou seus horizontes. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi a fazer modelos de roupas, a pintar e diversas técnicas. Já costurava roupas para minha casa, mas agora penso em comprar uma máquina para me aperfeiçoar”, contou.
A cerimônia contou ainda com a presença da coordenadora de Inovação em Governos e Inclusão Produtiva do Sebrae-SP, Beatriz Rennó Biscalchim; da gestora estadual do Crie Moda Autoral, Izabela Bergamo; da analista de políticas públicas do Sebrae-SP, Talita Passos; e do líder espiritual do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, padre Padre Sidnei Quenji Ito, além de outras autoridades.
-
