A missão organizada pelo Sebrae-SP levou 20 participantes à National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show 2026, maior e mais relevante evento mundial do setor varejista, realizado de 11 a 13 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos. A consultora de negócios do escritório regional do Sebrae-SP em Osasco, Isabela Ribeiro, esteve presente na missão empresarial atuando com foco no apoio aos clientes, geração de conteúdo e transformação das tendências em ações práticas para micro e pequenas empresas.
“Foi uma experiência extremamente rica e intensa. Atuei de forma próxima aos empresários, apoiando na compreensão dos conteúdos da NRF, das visitas técnicas, evento no Google e Speed Networking, sempre traduzindo os aprendizados para a realidade do pequeno negócio”, explica.
O objetivo da ação foi proporcionar uma imersão internacional no que há de mais atual em varejo, tecnologia e comportamento do consumidor, conectando tendências globais às necessidades reais das micro e pequenas empresas. A missão buscou ampliar repertório, gerar conhecimento aplicado e apoiar os empresários na leitura prática do futuro do varejo.
Isabela também promoveu momentos de troca entre os participantes de modo a incentivar a sistematização de insights e geração de conteúdo prático, de forma que as tendências não ficassem apenas no nível conceitual, mas se transformassem em ações possíveis de implementar no dia a dia das empresas.
Entre os destaques percebidos no comportamento dos participantes, a consultora destaca o engajamento e a maturidade dos empresários em refletir sobre seus próprios negócios. “Muitos passaram a questionar seus modelos atuais, identificar oportunidades de melhoria e pensar em inovação de forma mais estratégica, especialmente em temas como experiência do cliente, uso consciente de tecnologia, posicionamento de marca e relacionamento com o consumidor”, diz.
A consultora já começou a transformar a vivência em Nova York em conteúdos, oficinas, palestras e atendimentos direcionados a fim de inspirar e orientar os empreendedores dos 15 municípios atendidos pelo escritório regional de Osasco. “A ideia é apoiar a aplicação prática dos aprendizados, ajudando os empresários a repensarem seus modelos de negócio, processos, experiência do cliente e estratégias de crescimento de forma estruturada e alinhada às tendências globais”, afirma.
Entre os aprendizados adquiridos, Isabela reforça que a experiência mostrou que o futuro do varejo não é apenas tecnológico, mas profundamente humano. “Levo comigo a convicção de que, com orientação adequada, as micro e pequenas empresas podem sim se beneficiar dessas tendências e se fortalecer de forma sustentável, competitiva e conectada com seus clientes”, finaliza.
-
