ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP realiza primeiro encontro coletivo do ALI Rural em Santo Antônio da Alegria com foco em manejos alternativos

Mais de 20 participantes acompanharam encontro sobre práticas sustentáveis e Protocolo de Transição Agroecológica
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP realizou, no dia 27 de janeiro, o primeiro encontro coletivo do programa ALI Rural em Santo Antônio da Alegria. O evento ocorreu na Casa da Agricultura e teve como tema central os manejos alternativos e o Protocolo de Transição Agroecológica, reunindo mais de 20 participantes ligados ao meio rural para um momento de aprendizado, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre práticas sustentáveis no campo.

Durante o encontro, os participantes conheceram em detalhes o Protocolo de Transição Agroecológica, uma ferramenta que funciona como um checklist de práticas adotadas na propriedade rural.

O protocolo é considerado uma etapa intermediária entre a produção convencional e a produção orgânica, permitindo a transição gradual para um modelo mais sustentável.

A metodologia avalia se já são aplicadas determinadas práticas de manejo agroecológico, como cobertura do solo, adubação orgânica e uso de caldas protetivas e biofertilizantes. Cada item cumprido soma pontos e, ao atingir a pontuação mínima exigida, é possível obter o Certificado de Transição Agroecológica.

Além de incentivar a adoção de manejos alternativos, o certificado possibilita o acesso a mercados específicos, como os institucionais, com remuneração diferenciada. Enquanto produtos orgânicos costumam alcançar valores cerca de 30% superiores aos convencionais, os produtos certificados em transição agroecológica podem obter um acréscimo médio em torno de 15%. Também é possível comercializar diretamente ao consumidor final, fortalecendo a venda direta e a valorização da produção local.

O encontro contou com a participação do Idelberto Miranda, técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), de Santo Antônio da Alegria, que apresentou o protocolo, detalhou práticas de manejo agroecológico e esclareceu dúvidas dos presentes.

De acordo com Thaina Berlim de Oliveira Santos, gestora do ALI Rural do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, os encontros coletivos são estratégicos dentro da metodologia do programa.

“Esse encontro coletivo faz parte da metodologia do ALI Rural e é um momento muito importante para que os participantes consigam tirar dúvidas sobre temas específicos e para que possam se conhecer, se conectar, criar uma rede de trocas, entender quais são as dores uns dos outros e em que elas se assemelham às suas próprias. A partir disso, conseguem buscar soluções que vão além do que têm diretamente na propriedade. Foi um momento muito rico, de bastante troca entre eles, com o técnico da CATI Idelberto Miranda, e com os demais agentes do programa ALI Rural”, destaca.

A ação integra a metodologia do ALI Rural, programa do Sebrae-SP, que prevê dois encontros coletivos ao longo do acompanhamento, fundamentais para fortalecer redes, aprofundar temas estratégicos e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável na região.

  • ALI Rural
  • Santo Antônio da Alegria
  • sebrae-sp