
Seis municípios do Alto Tietê concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Ao todo, oito projetos da região disputam a etapa estadual da premiação, que reconhece boas práticas executadas pelas administrações municipais de todas as regiões do Estado. O evento que anunciará as iniciativas vencedoras ocorre no dia 17 de março, na capital paulista.
Nesta edição, o prêmio vai reconhecer projetos implementados em nove categorias. São elas: Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Turismo & Identidade Territorial, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural e Gestão Inovadora. As ações concorrentes foram executadas entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025.
No Alto Tietê, Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos disputam com um projeto de Inclusão Socioprodutiva, assim como Itaquaquecetuba, que também concorre com uma ação na área de Simplificação. Já Mogi das Cruzes representa a região com uma iniciativa de Inclusão Socioprodutiva e outra de Turismo & Identidade Territorial. Poá participa com um projeto da Sala do Empreendedor, enquanto Suzano concorre na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente.
As iniciativas premiadas com o primeiro lugar nas nove categorias disputam a etapa nacional do prêmio, prevista para junho de 2026. “As prefeituras são parceiras estratégicas do Sebrae-SP. Atuamos com um objetivo comum: gerar impacto para a nossa região, que é referência em diversas áreas como comércio, serviços, indústria, turismo e agronegócio. O prêmio reconhece a atuação das cidades em prol do desenvolvimento territorial por meio do empreendedorismo”, reforça a gerente do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
Entre os critérios de avaliação do prêmio estão: impacto no público-alvo, relevância do problema, inovação e criatividade, perenidade e institucionalização, participação e inclusão, capacidade de atuação em rede, potencial de replicação, comunicação e transparência, além de avaliação e monitoramento.
Em 20 anos de trajetória, o PSPE já contabilizou mais de 14 mil iniciativas inscritas em todo o Brasil. A proposta é aprimorar o ambiente de negócios, estimular a inovação no setor público e reconhecer iniciativas, valorizar boas práticas e inspirar novos projetos.
