
No próximo dia 17 de março, será realizada em São Paulo a cerimônia da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A iniciativa do Sebrae-SP reconhece boas práticas da gestão pública municipal que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios e para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Entre os 22 municípios da região de Campinas*, 17 participam desta edição do prêmio, demonstrando o engajamento das administrações locais com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social, além da valorização do empreendedorismo como estratégia de crescimento sustentável dos territórios.
Confira as categorias e as cidades concorrentes:
Sustentabilidade e Meio Ambiente: Hortolândia e Indaiatuba
Gestão Inovadora: Campinas, Indaiatuba, Paulínia e Vinhedo
Empreendedorismo Rural: Águas de Lindóia, Engenheiro Coelho, Lindóia e Socorro
Turismo & Identidade Territorial: Cosmópolis, Jaguariúna e Serra Negra
Empreendedorismo na Escola: Águas de Lindóia e Conchal
Inclusão Socioprodutiva: Holambra, Hortolândia, Monte Mor, Santo Antônio de Posse e Sumaré
Para Patricia Costa e Silva, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Programa Cidade Empreendedora na região de Campinas, a presença de 17 municípios concorrendo evidencia a força e a diversidade das iniciativas desenvolvidas na região. “O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora evidencia ações que geram impacto real na vida dos empreendedores e contribuem diretamente para o desenvolvimento das cidades, respeitando as vocações e características de cada município”, afirma.
Os projetos inscritos passam por etapas de habilitação, pré-seleção, visita técnica e julgamento estadual, sendo avaliados a partir de critérios como impacto no público-alvo, grau de inovação, perenidade das ações e capacidade de atuação em rede.
Com mais de 20 anos de história, o PSPE já contabiliza mais de 14 mil projetos inscritos ao longo de suas edições e se consolidou como uma das principais iniciativas de valorização da gestão pública empreendedora no país. Na última edição (2023/2024), mais de 2,5 mil projetos foram inscritos em todo o Brasil, com forte participação do Estado de São Paulo. A 13ª edição do prêmio ocorre em duas etapas: estadual, de agosto de 2025 a abril de 2026, e nacional, prevista para maio de 2026. Os projetos habilitados nesta fase seguem agora para as próximas etapas da premiação.
“Ao investir em empreendedorismo, a prefeitura fortalece o desenvolvimento sustentável do território, estimula a economia local e cria um ambiente mais favorável para quem empreende. É um ganho coletivo para o município e para toda a população”, finaliza Patricia.
*Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
