ASN SP
Compartilhe

Programa gratuito leva inovação para indústria têxtil e de confecção em Americana; inscrições abertas

Coquetel de lançamento foi na quinta-feira (29) e reuniu empresários e entidades do setor
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Inovatex – Programa de Inovação e Tecnologia da Indústria Têxtil e Confecção de Americana e Região foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (29), em um coquetel que reuniu entidades e empresários. A iniciativa busca levar soluções e capacitações em inovação para micro e pequenas empresas do setor. No evento de lançamento, as mais de 70 pessoas presentes puderam conhecer em detalhes o programa e fazer a adesão. A participação é gratuita.

O programa é realizado pelo Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec), com correalização do Sebrae-SP e Senai, e apoio da Prefeitura de Americana, Ciesp Americana e ACIA. Essas instituições se uniram para levar iniciativas que atendem a demandas diversas dos empresários do setor na cidade e região.

O projeto vai incluir o Programa Brasil Mais Produtivo – ALI Produtividade, que é voltado para fomentar inovação e melhorar a produtividade; o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que busca orientar os negócios para o comércio exterior; soluções do Sebraetec, que atendem a diversas demandas; além de eventos como o Startup Day e Fórum Mulheres que Movem a Indústria.

Cada uma dessas soluções foi apresentada e detalhada durante o coquetel de lançamento. Os empresários puderam conhecer os programas, tirar dúvidas e já, no momento do evento, fazer um diagnóstico da empresa, que será desdobrado durante o Inovatex. Todos os programas serão desenvolvidos ao longo de seis meses com as empresas participantes. Interessados ainda podem se inscrever, mas as vagas são limitadas. Para mais informações, é necessário procurar o Sinditec.

“Nós temos olhado cada vez mais para as vocações dos municípios, e a microrregião de Americana tem muito latente o mercado têxtil e de confecção, inclusive com o setor reconhecido como Cadeia Produtiva Local. Então a ideia é oferecer nossos programas, projetos e ações voltados para essa vocação. E, claro, o objetivo é direcionar os empreendedores para iniciativas que despertem a inovação como uma mola propulsora”, afirma Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP.

Edison Botasso, presidente do Sinditec, acrescenta que a cidade sempre foi conhecida pelo setor têxtil e que a ideia é valorizar cada vez mais o segmento, agora aliado à inovação. “A esperança é que o empresariado abrace o projeto, porque não é possível seguir sem inovação. Ela é fator preponderante para a sobrevivência, para a continuidade das empresas”, afirma. “A cidade tem o codinome de ‘Princesa Tecelã’, e nós queremos reviver esse título e torná-la novamente referência no Brasil e no mundo, agora incluindo também as confecções.”

Para Caio Fernandes, diretor do Senai Americana, a parceria entre as entidades é essencial para desenvolver o setor. “Essa sinergia entre Senai, Sinditec e Sebrae, além do Ciesp e demais apoiadores, mostra que a junção dos esforços é benefício para as indústrias. O objetivo é fortalecer mais essa cadeia, aumentar a competitividade, e isso é um processo que vai desenvolver a região, aumentar empregos, melhorar indicadores… Então é um projeto audacioso que a gente está iniciando e que vai ter desdobramentos ao longo do ano.”

Networking e aprendizado

Jailson Fagundes, proprietário da JW Pazolin, participou do coquetel de lançamento com a expectativa de aprender cada vez mais e participar das atividades. A empresa tem 22 anos, é de Santa Bárbara d’Oeste e produz tecidos para uniformes. “Sempre que tem essas entidades ligadas, tem alguma coisa boa. É uma parceria de sucesso. E, além disso, sempre nesses eventos encontramos pessoas que a gente conhece, fazemos mais networking, é um conglomerado de pessoas que somam muito”, opina.

Para José Francisco Sarmento e Valentina Sarmento, proprietários da Stampare, a inovação é essencial. A empresa trabalha com confecção de uniformes e tem 35 anos no mercado. “Para nós, a inovação é uma constante. Desde que a gente montou a empresa, sempre buscamos inovar, nos atualizar e estar dentro do mercado. Se não inovar, acaba. A gente vem participar, apoiar e incentivar também, para que outros possam se interessar pelo assunto e promover a inovação”, afirma José.

“Eu falo que a inovação, para Stampare, é a nossa marca registrada. Eu acho que se não fizéssemos tudo o que fizemos, através dessas parcerias, não sei se estaríamos no mercado. Então, sim, a gente trabalha muito com isso”, completa Valentina.

  • inovação
  • sebrae-sp