ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP lança projeto de inclusão produtiva para empreendedores do CadÚnico em Ribeirão Preto

Com mentorias e acompanhamento, programa atenderá 180 pessoas na região para impulsionar a geração de renda
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com o Instituto Conectwoo, realizou na noite de 26 de janeiro, no Instituto Conectwoo, o lançamento do Programa Sebrae Comunidades, voltado à inclusão produtiva na região de Ribeirão Preto. O projeto Incubação de Negócios foi criado para apoiar pessoas que desejam empreender com mais preparo, orientação e acompanhamento especializado, de forma totalmente gratuita.

O programa tem como objetivo atender 180 pessoas em situação de vulnerabilidade, público que enfrenta maiores desafios de acesso à qualificação empreendedora. A proposta é ampliar oportunidades de geração de renda e fortalecer o empreendedorismo por meio de orientação técnica, acompanhamento contínuo e apoio prático ao longo do processo de desenvolvimento do negócio.Durante a incubação, os participantes recebem suporte para estruturar o modelo de negócio, compreender o mercado, definir estratégias de vendas e organizar a gestão financeira, com acompanhamento de acordo com o estágio de cada empreendimento. O foco da jornada é preparar os empreendedores para o mercado, com ênfase em organização, validação da ideia e aumento do potencial de geração de renda.

A formação inclui conteúdos como Produto Mínimo Viável (MVP), sazonalidade, pitch de vendas, proposta comercial, identidade de marca, além de modismos e tendências de mercado. Criada para transformar ideias em negócios viáveis, com conteúdo organizado em dez etapas.

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda, o programa amplia o acesso à qualificação e cria condições para que os participantes avancem com mais segurança no mercado. “A parceria com o Instituto Conectwoo fortalece uma agenda de inclusão produtiva que precisa ser sustentável e contínua. Com o Sebrae Comunidades, oferecemos capacitação, acompanhamento e apoio prático para transformar ideias em negócios, fortalecer a geração de renda e contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região”, afirma.

De acordo com a gestora estadual do Sebrae-SP Comunidades, Joyce Santos, a iniciativa consolida um trabalho de construção e aprimoramento para garantir uma jornada completa aos participantes. “Nós estamos há três anos construindo essa capacitação e esta é a primeira turma acompanhada de perto. Vamos acompanhar cada etapa, ouvir sugestões de melhoria e garantir suporte ao longo do percurso. Nosso objetivo é que, ao final, os participantes saiam mais preparados para empreender, com resultados concretos transformando ideias em negócios e sonhos em realidade”, destaca.

Para a diretora do Instituto Conectwoo, Sabrina Macário, o projeto reforça a força da atuação colaborativa no empreendedorismo social. “No trabalho social, a gente não constrói nada sozinho. Quando ampliamos parcerias e estendemos oportunidades, a sociedade ganha. Que todos aproveitem ao máximo e coloquem em prática o que aprenderem, porque conhecimento precisa ser aplicado”, ressalta a diretora.

Para a gestora regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Elisângela Doroteu Almeida, o acompanhamento próximo é essencial para garantir que os participantes consigam aproveitar toda a jornada. “Sabemos que muitos empreendedores, especialmente as mulheres, enfrentam desafios para conciliar rotina, família e a busca por qualificação. Por isso, o nosso compromisso é estar junto no dia a dia, oferecendo orientação e apoio para que todos participem, avancem com segurança e consigam aplicar o aprendizado no próprio negócio”, afirma.

Dinâmica
A programação prevê cinco dias de atividades presenciais no Instituto Conectwoo, com aulas de três horas por dia e intervalo, seguidos pela fase de incubação, com duração de 90 dias. Nesse período, os participantes receberão consultoria e acompanhamento ao longo de 12 encontros, sendo seis encontros presenciais em grupo, realizados no Instituto, e seis encontros individuais, voltados ao esclarecimento de dúvidas e ao direcionamento personalizado.

Ao final do projeto, os participantes irão apresentar seus produtos e negócios em uma feira de encerramento, que marcará a conclusão da jornada. A programação também prevê a entrega de certificados e a apresentação de cases de sucesso, valorizando a trajetória dos empreendedores e incentivando a continuidade do desenvolvimento dos negócios.

  • inclusão produtiva
  • Incubação de Negócios
  • Instituto Conectwoo
  • Ribeirão Preto
  • Sebrae Comunidades
  • sebrae-sp