O Sebrae-SP e o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, assinaram um convênio de cooperação técnica durante o Encontro de Gestores Municipais da Cultura, nesta segunda-feira, 26, na Sala São Paulo. A parceria visa capacitar dirigentes municipais de cultura, fortalecer o ecossistema audiovisual no Estado e apoiar a internacionalização de micro e pequenas empresas da economia criativa.
O convênio prevê a implementação de um plano de capacitação estruturado por território, incluindo mentorias individuais, orientações coletivas mensais e eventos presenciais e jornadas online, voltados à operacionalização de mecanismos legais existentes, como leis de fomento e programas de incentivo à cultura, por meio do Crie Políticas Públicas. A iniciativa também apoia a criação e estruturação de film commissions nos municípios selecionados, promovendo governança local e estimulando a produção audiovisual.

“Essa parceria com o Sebrae-SP nos permite conectar gestão cultural municipal, empreendedorismo e inovação, criando condições para que o setor audiovisual e a economia criativa prosperem em todo o Estado. É uma oportunidade de transformar políticas públicas em resultados para cidadãos, artistas e empreendedores”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.
Além disso, o projeto contempla ações de consultoria e cursos para micro e pequenas empresas, participação em missões internacionais e acesso ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com o objetivo de ampliar o alcance e a competitividade da economia criativa paulista no exterior. O convênio prevê monitoramento de indicadores de participação e satisfação e a divulgação dos resultados ao longo de sua execução, prevista para até 15 meses.
“A parceria reforça o compromisso de desenvolver a economia criativa de forma estruturada e integrada no Estado. Quando articulamos essa força cultural com ambientes favoráveis ao empreendedorismo e políticas públicas mais sólidas, garantimos que cada município de São Paulo pode transformar seu potencial, gerando negócios, renda e emprego”, reforça Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP.

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, marcou presença no evento e destacou a importância do encontro. “É a cultura que faz a nossa imagem, que é o carro-chefe do nosso entretenimento, que nos dá a oportunidade, como gestores públicos, de nos aproximar da sociedade, de criarmos vínculos sólidos. A cultura não acontece apenas nas grandes cidades. Ela precisa ser abrangente, chegar em todos os cantos do Estado e essa é a razão de encontros como esse”, afirmou.
Estande do Sebrae-SP
A instituição esteve presente no Encontro de Gestores Municipais da Cultura com o Crie Políticas Públicas, uma iniciativa pioneira do Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional. O programa auxilia, de forma gratuita, dirigentes municipais de cultura de todo o Brasil na operacionalização da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC).

No estande, o destaque foi o suporte imediato por meio das Mentorias Temáticas São Paulo – Edição Fevereiro, que serão exclusivas para os gestores participantes do evento e abordam temas estratégicos para o início do ano, representando a oportunidade para novos gestores ingressarem no programa ou para municípios parceiros reforçarem sua governança cultural.
As mentorias temáticas serão agendadas durante o mês de fevereiro, de forma individualizada para cada município, totalizando duas horas por tema. O gestor poderá se inscrever em até duas opções dos seguintes temas: Adequação orçamentária da PNAB; Adaptação de editais para o Ciclo 2; e Auxílio aos agentes culturais locais.
O Programa Cidade Empreendedora também ofertou atendimento individual, agendado previamente, após a manifestação de interesse durante o evento, para apresentação do Programa Cidade Empreendedora, identificação de melhorias e indicação de soluções.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Esporte e Tecnologia de Macaubal, Jelder Lourenço, registrou a presença no estande. A cidade participou do Crie Políticas Públicas em 2024 e buscará novas soluções do programa. “Macaubal é uma cidade de 7 mil habitantes. Estávamos mapeando políticas públicas, nossos artistas e definindo horizontes. Mas a grande questão era como tornar tudo isso instrumentalmente, legalmente regular. E o Crie Políticas Públicas foi esse caminho”, contou. A cidade passou a realizar a feira livre semanalmente com artistas locais e filmou o primeiro documentário histórico de Macaubal.
Os gestores que não participaram do evento podem buscar mais informações sobre as mentorias e capacitações do Crie Políticas Públicas no Escritório Regional do Sebrae-SP mais próximo. Consulte o endereço em https://agenda.sebraesp.com.br/.
