O projeto Tupi Paulista Empreendedora, realizado pelo Sebrae-SP e Prefeitura de Tupi Paulista, celebrou nesta quarta-feira, 21, os resultados alcançados ao longo de 2025. Ao todo, foram realizados 2.670 atendimentos a empreendedores do município. O evento contou com a presença de empresários participantes das ações, além de autoridades locais, como o prefeito, o presidente da Câmara, vereadores e convidados.

A iniciativa impactou empreendedores de diversos setores, com ações voltadas para mulheres, agronegócio, comércio, serviços, além dos servidores públicos por meio do programa Cidade Empreendedora. O projeto envolveu capacitações, oficinas, missões para feiras, programa de inovação, encontros de produtores e a realização do Empretec, subsidiado pela prefeitura e oferecido gratuitamente aos empreendedores.
Entre as ações realizadas, também se destacaram as de inclusão produtiva e qualificação técnica, que abriram novas possibilidades de geração de renda para a população, com cursos voltados, por exemplo, à produção de geleias, compotas e doces, e a serviços automotivos, como polimento, ampliando o alcance do projeto para diferentes perfis de empreendedores.

Os resultados foram apresentados em uma noite especial, realizada na sede da Prefeitura, pela consultora de negócios do Sebrae-SP Selma Luz. Mais do que números, ela destacou as transformações na trajetória dos participantes. Segundo a consultora, muitos empreendedores aprimoraram seus processos de gestão e ampliaram o faturamento a partir da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas capacitações.
Entre eles está o empreendedor Dione Aparecido Ribeiro, proprietário de uma loja de artigos para festas na cidade, que aproveitou diversas oportunidades oferecidas pelo projeto e relata os impactos positivos nos negócios. “Fiz o curso de marketing, finanças e fluxo de caixa. Fui para o Inova Olhar, em São Paulo, para a Agrishow e para a Hortitec. E todo esse investimento que o Sebrae-SP e a prefeitura proporcionaram foi de grande valia para o desenvolvimento profissional e pessoal e deu uma alavancada no aumento do lucro da empresa.”
O empreendedor Nilton Rodrigues, do ramo de semijoias, participou do encontro e destacou a importância dos conteúdos aprendidos, principalmente sobre redes sociais. Segundo o empresário, o Empretec proporcionou conhecimento necessário para trabalhar seus produtos. “De imediato, você já consegue direcionar aquilo que estava fazendo errado. Você começa a colocar as coisas no devido lugar e começa a ver resultados”, completa.
A mesma percepção é compartilhada pelo empreendedor Alex Marquezini, do ramo de alimentação, que também participou do Empretec e ressalta a mudança de postura após o seminário. “A gente aprende muita coisa, sai da zona de conforto, tem uma outra visão, de algo muito maior, muito além do que estava antes. Melhorou muito meu rendimento, a maneira de tratar clientes e funcionários, comprar mercadorias e saber escolher melhor”, finaliza.

O prefeito de Tupi Paulista, Juliano Guiro, destacou a importância da parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura, para o fortalecimento do comércio local. “Sentimento de dever cumprido, trabalho bem realizado. Hoje foi a apresentação de números, e além dos números, as pessoas contribuindo, falando o que aconteceu, um networking muito bacana. Percebemos que as pessoas mudam a forma como enxergam o próprio negócio, a vontade de crescer e, a cada vez, conquistar mais espaço. É uma mudança de chave e de mentalidade que o Sebrae-SP consegue trazer até para as pessoas que estão mais acomodadas, que começam a se movimentar”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Almeida, também reforçou o impacto do projeto para o desenvolvimento da cidade. “Eu, como vereador e cidadão, me sinto honrado em ver tantas pessoas beneficiadas pelos cursos. Participando hoje dessa confraternização, você vê a felicidade das pessoas e o quanto foi importante para elas”, finaliza.
“Mais do que números, este projeto mostrou a transformação real na forma como os empreendedores enxergam e conduzem seus negócios. Esse é o verdadeiro resultado que buscamos e que o Sebrae-SP seguirá fortalecendo com novas ações no município”, finaliza a consultora Selma Luz.
