ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP forma mais de 5 mil estudantes em educação empreendedora na região de Ourinhos

Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP) transforma alunos do ensino fundamental em empreendedores mirins em 12 municípios
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), do Sebrae-SP, formou 5.762 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais da região de Ourinhos. A iniciativa leva educação empreendedora às crianças, despertando nelas o espírito inovador e a visão de futuro desde cedo.

O JEPP beneficiou escolas de 12 municípios: Águas de Santa Bárbara, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, Fartura, Itaí, Manduri, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Sarutaiá, Taguaí e Taquarituba.

O ponto alto do programa foi a realização das feiras empreendedoras nos meses de novembro e dezembro. A comunidade escolar se reuniu para ver os alunos colocarem em prática tudo o que aprenderam, expondo e vendendo produtos criados por eles mesmos. O valor arrecadado nas feiras é utilizado de forma coletiva, conforme decisão de cada escola, reforçando o trabalho em equipe.

Para Leandro Lourenço da Silva, gerente regional do Sebrae-SP em Ourinhos, o JEPP abre portas importantes para as crianças. “O JEPP é um programa que traz para a criança a perspectiva e a oportunidade do empreendedorismo, ensinando o básico para a sobrevivência econômica e abrindo o leque de possibilidades para o futuro das crianças. “Os municípios que aderem ao JEPP, além de ganhar todo o material gratuitamente, ganham diversos ‘atores mirins’ para a causa do empreendedorismo, já que muitos deles levam para o convívio familiar aquilo que aprenderam e com isso abrem a mente dos pais que, muitas vezes, estão dependentes de auxílio ou lutando para que seus negócios sobrevivam”, ressaltou.

Sobre o JEPP
A adesão ao programa é gratuita. Escolas públicas recebem apostilas impressas sem custo, além de capacitação completa para os professores, que aplicam o conteúdo em sala de aula. Escolas particulares também podem participar, arcando apenas com a impressão do material didático. Como contrapartida, as instituições de ensino se comprometem a realizar integralmente as atividades propostas.

As Secretarias de Educação dos municípios da região de Ourinhos interessadas em implementar o JEPP em 2026 podem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em Ourinhos pelo telefone (14) 3302-1370.

-

  • Jepp
  • JEPP Ourinhos