ASN SP
Compartilhe

Com apoio do Sebrae-SP, Cadeia Produtiva Local de Cajuru é reconhecida como madura

Com reconhecimento do Governo do Estado, a CPL de Cajuru passa a contar com recursos de R$ 750 mil para projetos que fortalecem a competitividade das empresas locais e da região
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A Cadeia Produtiva Local (CPL) de Cajuru foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Sebrae-SP. A cadeia foi reconhecida como “madura”, o que permite participar de iniciativas de fomento previstas no Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais. O projeto só foi possível graças à forte governança estabelecida entre o Sebrae- SP, a Associação Comercial de Cajuru e a Prefeitura Municipal.

O anúncio ocorreu durante uma reunião de coalizão empresarial realizada no dia 9 de dezembro, na Associação Comercial de Cajuru, que marcou o encerramento do primeiro ano de atividades da cadeia produtiva.

O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima; do prefeito de Cajuru, Alex Moretini; do gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda; e da diretoria da Associação Comercial de Cajuru, representada pelo diretor Gerson dos Reis Bicego, além de empresários e lideranças locais. Na ocasião, foi oficializado o reconhecimento da CPL Cajuru como madura, resultado do engajamento dos empresários e da consolidação da governança do grupo.

O fomento previsto permitirá a destinação de recursos a projetos estratégicos para fortalecer as cadeias produtivas. Isso pode incluir investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica, pesquisa, sustentabilidade, eficiência energética, capacitação de mão de obra e melhoria dos processos produtivos.

Ao longo desse primeiro ano de trabalho, as empresas participantes da CPL Cajuru registraram aumento médio de 20% no faturamento, reflexo das ações voltadas à melhoria de gestão, inovação e fortalecimento da competitividade. A cadeia reúne empresas dos setores de agro, alimentação, saúde e automotivo, considerados estratégicos para a economia local e regional.

Durante o evento, o secretário Jorge Lima ressaltou a importância de iniciativas estrutura para o desenvolvimento econômico regional.

“Em todos os lugares onde o desenvolvimento aconteceu de forma consistente, o caminho passou por um tripé muito claro: infraestrutura, desenvolvimento econômico e social e educação. É essa a lógica que estamos perseguindo em São Paulo, com políticas de longo prazo e ações estruturantes. Iniciativas como a CPL de Cajuru, em parceria com o Sebrae-SP e o município, são exemplos concretos de como transformar potencial em resultados, gerar renda, fortalecer as empresas e preparar nossas regiões para competir em um mercado cada vez mais exigente.”

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda, Cajuru se tornou referência na implantação do modelo. “Cajuru é hoje um exemplo de Cadeia Produtiva Local madura, integrando grandes indústrias do setor de autopeças, distribuidores, pequenos negócios produtores rurais e empresas dos segmentos de alimentos e saúde em um único projeto”, destacou.

“Seguindo o modelo do Governo do Estado, a CPL foi reconhecida como madura, com possibilidade de acessar até R$ 750 mil em apoio. Nosso próximo passo é fortalecer ainda mais essa integração, aproximando fornecedores em um raio de até 50 km do município, para ampliar a geração de emprego, renda e oportunidades para Cajuru e toda a região”, completou Paulo Arruda.

O programa tem como objetivo estimular e fortalecer setores estratégicos do Estado por meio da cooperação e da governança colaborativa. A iniciativa busca descentralizar o desenvolvimento produtivo, reduzir desigualdades regionais e promover maior competitividade para micro, pequenas e médias empresas.

  • Cajuru
  • CPL Cajuru
  • sebrae-sp