O Sebrae-SP reuniu mais de 100 mulheres no encontro “Todos por Elas” promovido em Registro, no dia 27 de novembro. Realizado no auditório do Senac, o evento celebrou o mês do empreendedorismo feminino com premiação e palestra sobre o poder da comunicação nos negócios. A jornalista e mentora Dani Mendes inspirou as mulheres a valorizarem o próprio potencial e apostarem na autenticidade.

“Olhe para o que tem de diferente em você e no seu negócio e aposte nisso. Não deixe o mundo dizer quem você tem que ser. A revolução é ser autêntico. Ser original é ter a coragem de assumir a própria identidade, os seus valores”, destacou a jornalista. “É preciso ter a coragem de colocar a sua voz no mundo. Você só vai encontrar o seu lugar quando for quem você é e parar de se comparar aos outros”.
Com seus métodos Ouse Brilhar e Ouse Comunicar, Dani Mendes inspirou as mulheres a usarem sua voz com confiança e autenticidade, construindo presença, propósito e impacto nos relacionamentos profissionais e pessoais.
“Eu achei que a Dani mexeu com algo muito particular, íntimo de cada mulher. Na verdade, a gente não se olha, não consegue nem se perceber. E a comunicação é fundamental para que você possa ser assertiva nos seus negócios, ser assertiva em casa, com o esposo e os filhos”, revela a gerente da Associação Comercial de Registro (Aciar), Valda Arruda. “A palestra foi emocionante, houve uma conexão verdadeira entre as participantes e a palestrante. Achei fantástico, me fez refletir muito”, completa.
A gerente regional do Sebrae-SP Michelle dos Santos lembra que o número de empreendedoras iniciais (com negócios de até 3,5 anos) subiu de 34% em 2020 para quase 47% em 2024. “Mesmo ocupando cada vez mais os espaços, as mulheres ainda enfrentam inúmeros desafios, como a dificuldade de acesso a crédito e investimentos, acúmulo de responsabilidades e falta de apoio para ampliar os negócios. Além dos programas para fortalecer o empreendedorismo feminino, o Sebrae também investe em encontros como esse para estimular conexões, troca de experiências e parcerias entre as mulheres que empreendem”, destaca Michelle.
Ela anunciou o novo curso da Faculdade Sebrae estruturado especialmente para as mulheres que desejam empreender com mais clareza, confiança e sustentabilidade. Lançado durante a Feira do Empreendedor, o curso livre de Empreendedorismo Feminino é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Em 2026, o Sebrae-SP também lança uma trilha exclusiva para mulheres empresárias, focada em gestão estratégica e aumento de faturamento. Com acompanhamento personalizado durante três meses, a trilha será um espaço para aprender técnicas de gestão, definir metas claras e estratégias para crescer, trocar experiências com outras empreendedoras e receber orientação prática para resultados reais. As inscrições já podem ser feitas pelo site.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Encontro ‘Todos por Elas’ também contou com a premiação da etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, com homenagem para as empreendedoras do Vale do Ribeira. “Com essa premiação, o Sebrae reconhece e valoriza mulheres empreendedoras com trajetórias de liderança, gestão, inovação e impacto social. Além de trazer visibilidade aos negócios, a iniciativa gera inspiração e fortalece a igualdade de gênero no ambiente empresarial”, destaca a analista de negócios do Sebrae-SP Luiza Tomczik.
Acompanhe a seguir as empreendedoras premiadas no Vale do Ribeira.
CATEGORIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
1º lugar: Tavani Rocha Camargo – Sample Tecnologia (Registro)
CATEGORIA PRODUTORA RURAL
1º lugar: Chrislene Resende Reisige – Yahuland (Pariquera-Açu)
2º lugar: Ana Lúcia Bai – Sítio Monte das Oliveiras (Barra do Turvo)
CATEGORIA MICROEMPRESA
1º lugar: Elaine Revitti – Policlínica Life (Ilha Comprida)
2º lugar: Priscila Nunes Berbigão – Quelfarma (Ilha Comprida)
3º lugar: Gilcilene Lima de Pontes – GPEL Distribuidora (Registro)
CATEGORIA MEI
1º lugar: Janayna de Oliveira Franco – Flor de Aragonita Artes (Iporanga)
2º lugar: Giorgia Martines – Ateliê da Gim (Ilha Comprida)
3º lugar: Jesusles Fernandes da Silva – Quiosque da Jô (Iguape)
