O Trampolim 60+, programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), voltado à inclusão produtiva e valorização profissional da população com mais de 60 anos, foi lançado nesta quinta-feira, 27. O Sebrae-SP esteve presente na cerimônia de lançamento e reforçou o apoio da iniciativa, que surge para atender a uma importante demanda do mercado de trabalho, transformando longevidade em oportunidade e conectando empresas, municípios e cidadãos em torno de um novo olhar sobre o trabalho e o envelhecimento.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, participou do evento e destacou a importância do programa. “Essa iniciativa tem a capacidade de transformar a sociedade. Para empreender, temos o Sebrae para somar a essa política pública. E a boa política pública é a política pública em parceria, com empresas, com o poder público, com serviços sociais autônomos, como o Sebrae, e toda essa rede que compõe esse trabalho para dar para as pessoas com mais de 60 anos oportunidades para se inserir, se manter, se colocar, gerar seu sustento, empreender e realizar todos os seus sonhos”, afirmou.

Entre as ações do Sebrae-SP para esse público está a trilha de capacitação “Meu Negócio aos 60+” com conteúdo sobre oportunidades, tendências, caminhos para formalização, exemplos de negócios de sucesso, Inteligência Artificial e como a experiência dos 60+ pode impulsionar negócios com inovação.
Sobre o programa

Por meio da plataforma Trampolim, serão disponibilizadas vagas prioritárias de emprego e cursos de capacitação gratuitos voltados a esse público. As empresas parceiras poderão divulgar suas oportunidades diretamente na plataforma, fomentando uma rede de empregabilidade inclusiva e diversificada.

“O programa 60+ é um passo importante para valorizarmos a experiência e o talento de quem já contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso estado. Queremos abrir novas portas para que essas pessoas continuem participando ativamente do mercado de trabalho e da vida social”, destaca Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
O Trampolim 60+ está estruturado em três eixos integrados:
• Vagas Exclusivas 60+: mobilização de empresas para a oferta de oportunidades priorizadas na Plataforma Trampolim, com etiqueta exclusiva para o público sênior.
• Qualificação Profissional: ofertas de cursos alinhadas às principais demandas do mercado de trabalho, como administração, transporte, construção civil, saúde, comércio e alimentação.
• Gestão de Negócios e Empreendedorismo: cursos de gestão, letramento digital e acesso a microcrédito em parceria com o Banco do Povo, fomentando o empreendedorismo maduro.
