
Os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Campina participaram, no dia 26 de novembro, da palestra “Atendimento Humanizado”, promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura. A capacitação, realizada no Centro de Convivência do Idoso, contou com 34 participantes e teve como foco aprimorar práticas de escuta sensível, acolhimento e condução qualificada dos atendimentos prestados à população.
Voltada exclusivamente aos servidores que atuam diretamente com o público, a formação destaca estratégias fundamentais para fortalecer vínculos e oferecer um atendimento mais empático. De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP Raphael Gustavo, “o atendimento humanizado é um compromisso com o cidadão. Quando o servidor desenvolve essa sensibilidade, ele consegue compreender contextos com mais profundidade e oferecer orientações de forma mais assertiva e respeitosa”.
O analista ressalta ainda que investir em capacitação contínua reflete diretamente na qualidade dos serviços públicos. “Quando o profissional se sente preparado para acolher e orientar, a comunidade percebe. Isso gera confiança e contribui para um relacionamento mais positivo entre a população e a Assistência Social”, completa.
A secretária de Assistência Social de Nova Campina, Carolina Rodrigues, avaliou a palestra como fundamental para o fortalecimento das equipes. “É de extrema importância esse tipo de capacitação, porque nos deparamos com diversas situações, umas diferentes das outras todos os dias. Eu acredito que, a partir dessa palestra, a equipe trará um atendimento mais humanizado, com mais empatia, respeitando o seu próprio sentimento e o sentimento da pessoa que vem para o nosso atendimento, em busca de alguma solução”, afirma.
