
Entre os dias 19 e 22 de novembro, o Sítio João de Barro, em Buri, recebeu o curso ‘Inova Senar – Processamento Caseiro de Leite’, uma iniciativa do Sebrae-SP realizada em parceria com o Sindicato Rural de Buri, sob a coordenação de Aline Fonseca. A capacitação reuniu 14 mulheres interessadas em aprimorar técnicas artesanais de produção para aprimorar seus negócios ou dar início a um novo empreendimento.
O treinamento abordou desde a pasteurização do leite, até o processamento de queijos, bebidas lácteas, fermentados, doces e manteiga. As participantes também aprenderam a identificar o ponto de coagulação, realizar a exaustão, fazer o teste de vedação, embalar e armazenar corretamente os produtos.
Para a analista de negócios do Sebrae-SP Letícia Marques, a ação reforça a importância do conhecimento técnico como ferramenta de fortalecimento da produção rural. “Cursos como este ampliam as possibilidades de geração de renda e estimulam práticas mais seguras e eficientes no manejo dos alimentos. Ver o engajamento das participantes é motivador e mostra o quanto investir em qualificações transforma realidades”, afirma.
Bruna Proença, uma das alunas, destaca a experiência como marcante. “O curso de processamento de leite foi um dos melhores que já fiz, eu simplesmente amei. A professora foi sensacional, muito experiente e profissional. Tudo perfeito. Eu decidi fazê-lo porque queria de me aprofundar mais nos processos e derivados do leite, cujo exercício pratiquei durante anos”, conta.
Com conteúdo completo e aplicável à rotina no campo, a capacitação reforçou o compromisso das instituições envolvidas em promover conhecimento, autonomia e oportunidades para mulheres rurais de Buri.
