ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP em Jundiaí celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino com evento inspirador para mulheres

‘Todos por Elas’ contou com a participação de 32 mulheres empreendedoras locais
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Na última terça-feira (18), o Sebrae-SP em Jundiaí realizou o evento “Todos por Elas” com o objetivo de celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino e a mulher empreendedora. Foram 32 mulheres participando do evento, interagindo e trocando contatos, além de terem tido a oportunidade de comprarem itens que estavam em exposição para venda.

O encontro contou com a palestra “Seja a Melhor Versão de Si Mesma”, – que explora a importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas a soft skills e inteligência emocional com foco na mulher – relato de um case de sucesso e um momento dedicado exclusivamente ao networking. Além disso, uma parte do encontro foi dedicada ao Sicoob, que entrou recentemente como parceiro do Sebrae, para explicar um pouco de seus serviços e oportunidades de acesso a linhas de crédito.

Para a analista de negócios do Sebrae-SP, Alessandra Consoline, celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino com iniciativas como o “Todos por Elas” representa muito mais do que uma data no calendário, mas sim um movimento de fortalecimento e reconhecimento da força das mulheres nos negócios.

“Quando reunimos palestras inspiradoras, histórias reais de sucesso, networking qualificado e acesso a linhas de crédito, estamos criando um ambiente que impulsiona novas ideias, fomenta a autonomia e oferece suporte concreto para que cada mulher possa crescer com mais confiança e recursos. Queremos ajudar essas mulheres a abrir portas, criar conexões e reforçar que todas têm espaço e capacidade para prosperar no mundo do empreendedorismo”, destaca.

Empreendedorismo feminino na região de Jundiaí

A região de Jundiaí – que engloba as cidades de Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista – conta com pouco mais de 75 mil mulheres registradas, até o momento, como Microempreendedoras Individuais (MEIs), como mostram dados do Portal do Empreendedor. Jundiaí está a frente, com 23 mil MEIs registradas, seguido por Bragança Paulista e Francisco Morato, com 8 e 5 mil, respectivamente.

Brenda Ulisses e Thais Rocha entram nas estatísticas. Donas da loja de roupas femininas “Entre Amigas”, as empreendedoras de Itupeva estiveram presentes no evento e contam que vieram buscando, principalmente, o networking e a oportunidade de aprender. “Tem apenas dois meses que a loja está ativa, mas já estávamos desenvolvendo a ideia tem uns cinco meses, por isso viemos com o objetivo de fazer networking e aprender com os conteúdos das palestras. Além disso, buscamos ter uma troca com as outras mulheres, porque como estamos iniciando agora o que a gente mais precisa é aprender e buscar conhecer mais de outras experiências que nós não temos”, comenta Brenda.

Thais diz que outro ponto alto do evento para elas foram as dicas compartilhadas durante a palestra ‘Seja a Melhor Versão de Si Mesma’. “Nós realmente sentimos aqui a força da mulher empreendedora. Acho que a mensagem que levamos é sobre ser forte, corajosa e não desistir dos nossos objetivos. Além disso, também conseguimos levar muitas coisas para nossa vida pessoal, como mulheres e não apenas empreendedoras, como entender que precisamos ter tempo mais para nós mesmas, saber dizer não e que não temos que abraçar tudo. Foi um aprendizado muito bom”, completa.

Outro depoimento marcante foi o de Valéria Franco, dona da “Aqui é Zero Glúten & CIA”, que produz alimentos sem glúten e lactose e promove uma alimentação mais inclusiva. A empreendedora conta que esse foi o primeiro evento promovido pelo Sebrae que participou e que se identificou muito com o tema da palestra, principalmente porque precisou aprender isso na prática ao lidar com um câncer de mama em 2024.

“Acho que em primeiro lugar eu vim buscando a vivência. Porque, como foi destacado na palestra, por trás de todas as mulheres empreendedoras existe uma mulher, uma mãe, dona de casa, filha, uma dona do lar mesmo. Então essa vivência acho que é a primeira coisa que buscamos, poder olhar para o lado e ver outras mulheres também enfrentando desafios, mas que se levantam todos os dias, estão ali de pé, com coragem. Eu acho que é isso que eu vim buscar aqui e foi o que eu achei! Eu amei a palestra, amei as dicas, porque além de tudo, antes desse olhar do empreendedorismo, eu preciso olhar para mim. Como mulher, como eu posso me olhar, ter esse autoconhecimento, então saio daqui realmente muito feliz com tudo que vivi hoje”, relata.

-

  • empreendedorismo feminino
  • sebrae-sp