ASN SP
Compartilhe

Professores e alunos se preparam para feira que finaliza programa de educação empreendedora em Itapeva

Programa do Sebrae-SP impactou escolas da rede municipal; iniciativa deve ser ampliada no próximo ano
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae-SP, em parceria com o Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Itapeva e a Secretaria Municipal da Educação, chega à sua etapa final com a expectativa de mais uma grande feira empreendedora. Nesta semana, professores da rede municipal se reuniram para alinhar estratégias e intensificar os preparativos para o evento, que reunirá os projetos e produtos desenvolvidos durante o ano letivo.

A feira, que encerra as atividades do programa, será realizada no dia 26 de novembro, das 9h às 15h, na quadra poliesportiva da Secretaria Municipal de Esportes, à Avenida Paulina de Morais, 438, Vila Ophélia, reunindo as escolas participantes em um único espaço. Os estudantes, orientados pelos professores, estão finalizando a confecção dos produtos, que serão expostos e comercializados à comunidade, colocando em prática os conceitos de empreendedorismo aprendidos em sala de aula.

O consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza, destacou o impacto positivo do programa e a importância da continuidade da iniciativa no município. “O JEPP desperta o protagonismo nos estudantes e mostra que o empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social. Ver o envolvimento dos professores e o entusiasmo dos alunos é um sinal de que Itapeva está formando uma geração mais criativa e preparada para o futuro”, afirma.

Já a professora Patrícia Cardoso, que leciona para alunos do 9º ano da Escola Municipal Dom Silvio Maria Dário, ressalta o quanto a proposta contribui para a formação integral dos alunos e como o encontro esclareceu algumas dúvidas para a realização da feira final.

“O JEPP trouxe uma nova dinâmica para nossas aulas. Os alunos aprendem na prática sobre trabalho em equipe, planejamento e responsabilidade. Eles se sentem parte de algo maior, o que aumenta a autoestima e o interesse pela aprendizagem. O encontro foi muito bom. Esclareceu todas as dúvidas em relação a feira. Foi muito produtivo a respeito das ideias de cada escola: depois do estudo do material, o projeto fez mais sentido para mim e para os alunos. Na minha escola, testamos todos os produtos, para analisarmos qual seria o melhor para a venda no dia da feira. Com uma minifeira dentro da escola, os alunos conseguiram arrecadar o valor suficiente para o aluguel de uma chácara, com almoço e sobremesa incluso. Agora na feira final, os alunos pretendem arrecadar o dinheiro para o aluguel de um futsabão”, conta.

Já para a professora Verônica Monteiro, que leciona no 6º ano da Escola Raphael Fabri, a expectativa é grande para o evento final, pois tudo está sendo preparado com muito entusiasmo.

“O encontro foi ótimo, muito esclarecedor e nos sentimos muito acolhidos pelos anfitriões do Sebrae-SP. Pudemos trocar ideias e ampliar horizontes. O JEPP em nossa escola tem impactado positivamente a vida dos alunos, pois eles amplificaram os sentidos de pertencimento à escola, e puderam despertar a criatividade. Estamos ansiosos pela feira, queremos ver nossos alunos realizados e felizes, vendo o esforço do seu trabalho sendo valorizado”, comemora.

Ainda de acordo com Adriano Souza, a expectativa é que, diante dos resultados positivos, o Programa JEPP seja ampliado em 2026, alcançando um número ainda maior de escolas da rede municipal.

SERVIÇO

‘Feira do JEPP’

Data: 26 de novembro

Horário: 9h às 15h

Local: Quadra poliesportiva da Secretaria Municipal de Esportes

Endereço: Avenida Paulina de Morais, 483, Centro – Itapeva

  • Jepp
  • sebrae-sp