
A cidade de Franco da Rocha realizou a assinatura de um termo de compromisso para implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae-SP em 2026. A formalização contou com a presença da prefeita do município, Lorena Oliveira, do vice-prefeito Diego Hernandez e do secretário de educação Eduardo Reis.
O JEPP tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, podendo ser implementado a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
A previsão é que o JEPP seja implementado em 100% da rede municipal de educação em 2026, impactando entre cinco e sete mil alunos.
De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP e gestor de Cultura Empreendedora, Marcelo Duarte, o JEPP é parte fundamental do desenvolvimento de um comportamento empreendedor. “Uma das grandes vantagens do programa é sua flexibilidade, nós inserimos os conteúdos na grade curricular já estabelecida pela escola com possibilidade de aplicação em qualquer momento durante a formação do aluno. Todos os professores são capacitados para o programa por meio da Faculdade Sebrae, além de receberem todo o nosso material apostilado”, comenta.
O gestor ainda destaca a importância de se trabalhar o JEPP com outras ações do Sebrae-SP para que se tenha um planejamento integrado e resultados efetivos para todo o município.
A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, comenta que a adesão ao programa é um importante passo para o futuro do município. “Com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae-SP, estamos plantando a semente do empreendedorismo ainda na infância, estimulando a criatividade, o protagonismo e a visão de futuro das nossas crianças e jovens. Investir em educação empreendedora é investir em cidadãos mais preparados, conscientes e capazes de transformar Franco da Rocha em uma cidade ainda mais inovadora e desenvolvida”, finaliza.
