ASN SP
Compartilhe

Sebrae destaca inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na Baixada Santista no ColaBora Mundo 2025

Evento consolida Santos como referência nacional em inovação, economia azul e desenvolvimento sustentável
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP na Baixada Santista foi um dos organizadores do ColaBora Mundo 2025, uma iniciativa que reuniu diversos eventos e ações voltadas à ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), englobando aspectos ambiental, social e de governança, além de inovação e empreendedorismo, em uma única agenda integrada, maximizando o impacto e facilitando a participação da comunidade local e portuária.

O evento foi realizado entre os dias 25 e 29 de outubro, com programação que ocorreu em diversos locais da cidade de Santos, organizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), Sebrae Baixada Santista, em conjunto com a Prefeitura de Santos e o Parque Tecnológico de Santos. O Colabora Mundo visa a implementação de ações práticas, promovendo a integração de diversos setores em busca de soluções concretas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Antes da abertura do evento, nos dias 25 e 26, teve início no Parque Tecnológico de Santos, a segunda edição do ESG Challenge, uma maratona de ideias (ideathon) focada em selecionar propostas inovadoras para os desafios das mudanças climáticas no Porto de Santos. A premiação aconteceu no dia 29, último dia do evento, no Parque Valongo. Trata-se de um reconhecimento pelas boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa nos eixos “Ambiental, Social e Governança” – ESG.

Já na abertura oficial, no dia 27, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos, contou com a apresentação da Camerata de Violões do Guri de Santos, um grupo musical de referência formado por alunos do Projeto Guri, além da premiação de empresas do setor portuário. Em seguida, a jornalista Rosana Jatobá, referência nacional em sustentabilidade e comunicação ambiental, ministrou a palestra “Futuro dos Negócios é Sustentável: Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas”.

A jornalista destacou o avanço do tema no setor portuário. Sobre o papel da Autoridade Portuária de Santos (APS), Rosana Jatobá afirmou: “A APS tem feito a lição de casa. Essa é uma jornada que necessita de atenção cada vez maior e de atuação conjunta com a esfera pública, para que possamos ter êxito”, salientando que o Brasil tem se destacado como um grande líder da Agenda Verde.

Eventos no Parque Valongo

Durante os dias de evento, no Parque Valongo (28 e 29 de outubro), o público participou de palestras, painéis, uma arena de negócios (hub conecta) e atividades culturais. O novo Sebrae Móvel Digital (escritório itinerante sobre rodas) realizou atendimentos personalizados a empreendedores e desenvolvedores de games, além de apoiar a presença de artesãos e institutos que trabalham com projetos sustentáveis, que expuseram seus produtos em uma feira de economia circular.

A presença do Sebrae-SP marcou especialmente o segundo dia do evento, reunindo diretoria e colaboradores da instituição, dos escritórios de São José dos Campos e Vale do Ribeira – que fazem parte do Corredor Azul, do litoral de São Paulo – onde possuem projetos inovadores para a economia local e sustentável. Para Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, o evento é muito importante e estratégico para a Baixada Santista, pois une várias agendas em torno da inovação e da sustentabilidade.

“A Autoridade Portuária de Santos traz a pauta ESG, a Prefeitura de Santos e o Parque Tecnológico impulsionam a inovação, e o Sebrae participa com o Bootcamp, do Speed Marine, e startups do programa Sebrae For Startups. É uma agenda muito forte de economia do mar, oportunidades e negócios sustentáveis”, afirmou Nelson, que fez questão de conhecer as startups presentes que estavam expondo seus negócios no evento.

Segundo Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista, o evento é considerado um marco para a cidade de Santos. “São três eventos que eram realizados na região e agora passam a assinar como movimento ColaBora Mundo. Essa integração entre Sebrae, Parque Tecnológico de Santos e Autoridade Portuária fortalece o ecossistema regional, com startups atendidas, economia criativa em destaque e muito conteúdo para a Baixada Santista”.

O evento contou ainda com a participação de autoridade federal, como o diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação da Secretaria Executiva do Ministério dos Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, que ressaltou a relevância do ColaBora Mundo para o futuro do Porto de Santos e do país: “A importância de nos reunirmos para discutir sustentabilidade e inovação portuária é fundamental. O Porto de Santos representa quase 30% do PIB nacional. Iniciativas como o ColaBora Mundo mostram que é possível unir desenvolvimento econômico, inovação e compromisso ambiental”, destacou Tetsu.

O ColaBora Mundo contribuiu com soluções concretas para os desafios climáticos, sociais e econômicos do Porto de Santos. Para Cláudio Bastos, superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Autoridade Portuária de Santos, a união das entidades realizadoras potencializa o impacto e o alcance das ações na Baixada Santista. “O evento foi um sucesso, pois uniu diferentes coletivos em prol da sustentabilidade e do ESG na região”, afirmou Cláudio.

Ao longo dos cinco dias, o ColaBora Mundo promoveu conexões entre o setor portuário, startups, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e a comunidade local, com o objetivo de fortalecer a inovação voltada à economia do mar e à transformação da cidade em uma referência global em ESG. O evento reforçou o papel do Sebrae-SP como agente de fomento ao empreendedorismo sustentável e à inovação regional, alinhado às demandas econômicas e ambientais da Baixada Santista.

  • ColaBora Mundo
  • sebrae-sp