
O Sebrae-SP e a Prefeitura de Jundiaí realizaram na última semana uma reunião para definir propostas de atuação conjunta em diversas frentes em 2026. O foco da conversa foi o programa Desenvolve+, – elaborado pela prefeitura do município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de desenvolver a cidade baseado em quatro eixos estratégicos – e como o Sebrae pode atuar juntamente com as propostas de cada eixo do programa. Estiveram presentes na reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Humberto Cereser, e os diretores de seus respectivos eixos estratégicos: Tiago Antunes, Gilson Pichioli, Bruna Lazarini e Maria Aparecida Gibrail.
“Estar no programa Desenvolve+ da Prefeitura de Jundiaí é se conectar com a estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse é o programa que dá as diretrizes e os rumos da prioridade da agenda da Secretaria, e ao entender, ao estudar esse programa e conectar com aquilo que o Sebrae pode desenvolver de projetos, é estarmos realmente em consonância com o que o município quer desenvolver”, destaca o gerente regional do Sebrae-SP Fabio de Paula.
O programa é dividido em quatro principais diretrizes: Inova+, Investe+, +Negócios e Emprega+. Para cada diretriz, foram apresentadas algumas soluções e programas do Sebrae-SP, que conversam com os objetivos dos eixos, para uma proposta de atuação conjunta em 2026. “Esse encontro foi importante porque conseguimos ser muito mais assertivos em termos de projetos, propostas e soluções. Conseguimos tangibilizar muito mais a nossa atuação e, consequentemente, fazer projetos de impacto, projetos que realmente façam a diferença no desenvolvimento local e principalmente do município de Jundiaí”, completa Fabio.
Objetivos e próximos passos
Todas as propostas colocadas pelo Sebrae-SP, além de conversarem diretamente com as quatro diretrizes do Desenvolve+, tem o objetivo de trabalharem três indicadores em comum: aumento de produtividade, elevação de faturamento e aumento de renda.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Humberto Cereser, a parceria da Prefeitura com o Sebrae, que já é de longa data, só tem a ganhar com essa agenda proposta. “A Prefeitura e o Sebrae já tem uma caminhada bastante grande e esse momento é muito importante para nós. Aqui, nós pudemos conversar, dialogar e ver como podemos unir nossas forças para atingir os objetivos que queremos. Agora precisamos de um ajuste fino, entender como conseguir direcionar tudo, porque o Sebrae tem muitos cursos, muito treinamento voltado a toda a população, mas de repente nós não estamos caminhando totalmente juntos. Essa união é muito importante para podermos afinar e direcionar nossa estrutura para potencializar a entrega do que já temos com o objetivo de trazer benefícios a toda população”, comenta.
