ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP estará representado em painéis na COP30 em Belém

Estado de São Paulo também terá comercialização de produtos de empresas paulistas na Loja Colaborativa da Green Zone
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Sebrae-SP marcará presença na Cop30 (Foto: Divulgação)

O Sebrae-SP vai participar de dois painéis durante a COP30 – 30ª Conferência das Partes, o maior evento das Nações Unidas dedicado às discussões e às negociações sobre as mudanças do clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará. Ambos os painéis serão realizados na Green Zone, espaço oficial da conferência voltado à sociedade civil, empresas e instituições que apresentam iniciativas e soluções para a ação climática. Outro destaque da participação do Estado de São Paulo é a exposição e venda de produtos de empreendedores na Loja Colaborativa, também na Green Zone.

As participações reforçam o protagonismo do Sebrae-SP nas discussões globais sobre o papel dos pequenos negócios na transição para uma economia de baixo carbono, inovação climática e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, será o moderador do painel “Pequenas empresas, grande impacto nas políticas públicas” no dia 17, às 16h. Já o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, participará do painel sobre: “Inovação Climática – Soluções sustentáveis para um futuro carbono zero” no dia 19, às 16h.

A instituição paulista também indicou projetos, parceiros e empreendedores para as programações da Green Zone e da EN-Zone (Espaço Sebrae, dedicado ao empreendedorismo e nas novas economias – verde, circular e inclusiva). Vídeos e iniciativas foram indicados para exibição em ambas as áreas, abrangendo associações, programas, empreendimentos da economia criativa e startups.

Empresas de diversas localidades do Estado, com produtos de base sustentável, foram selecionadas para exposição e venda na Loja Colaborativa da Green Zone, cuja curadoria ficou a cargo da Sala de Integração da COP30. São empresas dos setores de alimentos e bebidas, artesanato, moda, biocosméticos e produtos regionais.

“Conectar pequenos negócios às oportunidades da nova economia é o propósito que o Sebrae-SP reafirma com entusiasmo ao participar ativamente da COP30. Que a experiência e as conexões construídas durante este evento de magnitude global nos tragam aprendizados valiosos e ampliem nosso olhar estratégico sobre o tema, inspirando novos caminhos e soluções para os desafios climáticos que estarão cada vez mais presentes na realidade dos pequenos negócios”, destaca Vanessa Rinaldi, consultora ESG do Sebrae-SP.

As indicações do Estado foram alinhadas aos eixos estratégicos definidos pelo Sistema Sebrae para atuação na COP30. São eles: Inovação para uma economia de baixo carbono e bioeconomia; Agricultura e segurança alimentar; Transição energética, processos industriais e encadeamento produtivo; Resiliência climática territorial e economia circular; e Empreendedorismo feminino, diverso e inclusivo.