No último encontro do programa Semeadoras do Agro, realizado na terça-feira (28) em Descalvado, cerca de 100 mulheres entre produtoras rurais e empresárias participaram de uma jornada que combinou troca de experiências no campo, empreendedorismo e conscientização sobre saúde feminina. O evento é uma iniciativa do Sistema Faesp/Senar-SP, em parceria com o Sebrae-SP.

Atualmente, em Descalvado, há 6.856 empresas ativas, segundo o Painel DataSebrae, dentre elas, 35,2% estão no setor do agronegócio que, na cidade, só perde para o setor de serviços (38,6%). “O local estava lotado e as mulheres estavam bem interessadas, tanto aquelas que trabalham no campo, quanto as que produzem ou que também têm o desejo de empreender. Foi maravilhoso ver essa diversidade e esse engajamento”, disse a consultora de negócios do Sebrae SP Paola Goulart Rosa.
A atividade contou com a presença de autoridades, bem como da gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas; do presidente do Sindicato Rural de Descalvado, Geraldo Santana da Cunha; e da presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, que ressaltou o acolhimento local.
“Descalvado nos recebeu de braços abertos. Uma cidade hospitaleira, que preserva os costumes do interior e oferece qualidade de vida a quem vive aqui. Terra forte na produção de cana-de-açúcar, frutas, pecuária de corte e leite, pilares que sustentam uma economia estável e próspera. Foi um privilégio estar com as mulheres do campo neste encontro das Semeadoras do Agro, compartilhando conhecimento, histórias e muita inspiração”, escreveu Juliana em sua rede social.
As participantes ouviram ainda uma fala da ONG Orientavida sobre o câncer de mama. O projeto prevê que, em parceria com o Sindicato, sejam identificadas produtoras rurais que não têm realizado mamografia, para que façam o exame de modo particular por meio da ONG; em caso de alteração no resultado, todo o seguimento, incluindo encaminhamento para cirurgia pelo SUS, será acompanhado pela Orientavida. “O objetivo é levar saúde às mulheres do campo e explicar a importância da prevenção”, ressaltou Paola.
Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73,6 mil novos casos de câncer de mama em 2025. E de acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a detecção precoce pode aumentar em até 90% as chances de cura da doença.
Durante sua palestra no evento, Paola Goulart Rosa explicou os pilares do Sebrae Delas, programa que incentiva o empreendedorismo feminino. “O ‘eu’ é o trabalho com o meu bem-estar, minha inteligência emocional; é essencial que eu esteja bem para cuidar do negócio. O ‘meu’ representa o meu negócio, formal ou não, que deve ter a nossa atenção quando o eu está bem. E o ‘nosso’ é a rede de mulheres em que trocamos experiências. Quando você está bem, pode cuidar do seu empreendimento e também apoiar outras mulheres”, detalhou.
Ao final, Paola conduziu uma prática de respiração com as participantes. “Terminamos com uma meditação destacando que a ansiedade cresce muito, e por isso estar bem consigo mesma é fundamental para focar na família, no empreendimento e para fazê-lo crescer”, relatou.
O evento reforça o papel estratégico da iniciativa no meio rural: promover o empreendedorismo feminino enquanto incorpora temáticas de saúde, fortalecendo não só o negócio das mulheres, mas também seu bem-estar e a comunidade rural como um todo.
