
Empreendedores de Barra do Turvo vivenciaram uma imersão em boas práticas de turismo sustentável na missão técnica empresarial realizada pelo Sebrae-SP no dia 24 de outubro. No roteiro em Iporanga, eles puderam se inspirar em experiências bem-sucedidas e conhecer de perto a gestão de atrativos e meios de hospedagem, o papel das agências locais e o envolvimento das comunidades.
A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Barra do Turvo. “A partir dessas trocas, o próximo passo do programa é fortalecer o planejamento do turismo local, unindo a gestão municipal e o setor privado, com foco em qualificação, roteirização e fortalecimento do trade turístico, para que Barra do Turvo avance como destino integrado no turismo no Vale do Ribeira”, afirma o consultor de negócios do Sebrae-SP, Lucas Cárnio.
Durante a missão técnica, empreendedores e gestores públicos conheceram a Pousada Gamboa, o Centro Histórico de Iporanga, Ateliê de Artesanato Flor de Aragonita, Pousada e Restaurante do Abílio, as agências Monoturismo e Petar Adventure, Glamping Mangarito e o Mirante do PETAR. Também realizaram atividade de ‘floating’ (flutuação) e passeio de caiaque no Rio Ribeira.

“A Missão ‘O Vale conhecendo o Vale’ foi um start para muitos, pois abriu portas para a percepção de seus empreendimentos, que com certeza sofrerão mudanças para melhorias e novidades. Foi uma grande oportunidade para conhecermos um município vizinho e ver que podemos fazer muitos negócios”, avalia a chefe do Departamento de Desenvolvimento Turístico de Barra do Turvo, Regina Emília Daros.
Para Aureo Santos de Sena, que tem o objetivo de investir no turismo em Barra do Turvo, a missão técnica foi uma boa oportunidade para conhecer a realidade de quem já trabalha de forma estruturada. “A experiência foi muito boa, pois a gente conseguiu fazer um roteiro ali entre as cavernas, entre as pousadas e conhecer um pouquinho da realidade deles, as experiências positivas e negativas. Ações como essa são muito importantes para o Vale, porque a gente tem potencial. Se a gente agregar forças, eu acho que o turismo só tem a crescer”, observa Aureo.
Marketing para o turismo
O próximo passo do programa é fortalecer o marketing focado na atração de visitantes. Entre os dias 1 e 5 de dezembro, o Sebrae-SP realiza em Barra do Turvo o curso ‘Estratégias de Branding e Marketing Digital para o Turismo’, das 8h às 17h, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O curso é gratuito e destinado a empreendedores, gestores e profissionais que desejam fortalecer a imagem dos seus negócios. As inscrições devem ser feitas pelo site ou pessoalmente na agência do Sebrae Aqui.
-
