ASN SP
Compartilhe

Encadear Summit Ribeirão Preto reúne mais de 80 empresas

Evento do Sebrae-SP e Senai promoveu conexões e negócios entre empresas de diferentes portes da indústria regional
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com o Senai, realizou no dia 14 de outubro a primeira edição do Encadear Summit Ribeirão Preto, que reuniu mais de 80 empresas dos setores industriais de alimentos, bioenergia e equipamentos médicos da região. O evento teve como objetivo promover conexões e oportunidades de negócios, além de fortalecer o ecossistema da indústria local, aproximando micro, pequenas, médias e grandes empresas de diferentes segmentos.

A abertura contou com a presença do gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda; do diretor do Senai, Reginaldo Ferreira de Souza; e do gestor de Desenvolvimento Territorial da Indústria do Sebrae-SP, José Ferreira Neto.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda, o Encadear Summit representa a consolidação de um trabalho conjunto entre diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento regional.

“O Sebrae-SP tem atuado lado a lado com parceiros como o Senai, o Sest Senat, Senar, o Sesc e outras entidades, unindo esforços para apoiar de forma integrada todas as cadeias produtivas da região. O Encadear Summit é o resultado dessa cooperação e da visão compartilhada de fortalecer o setor industrial por meio da conexão entre empresas de diferentes portes. As grandes empresas têm papel essencial nesse processo, pois ao se aproximarem das micro e pequenas, ajudam a impulsionar a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável de todo o ecossistema econômico de Ribeirão Preto e região”, disse Arruda.

Para o diretor do Senai, Reginaldo Ferreira de Souza, o Encadear Summit reforça o papel estratégico das parcerias para o fortalecimento da indústria regional.

“O Encadear Summit é uma iniciativa fundamental para conectar empresas de todos os portes e estimular o desenvolvimento conjunto do setor industrial. O Sebrae e o Senai têm atuado de forma complementar, criando pontes entre micro, pequenas, médias e grandes indústrias. Esse encadeamento produtivo é essencial para aumentar a competitividade, incentivar a inovação e ampliar as oportunidades de negócios sustentáveis em nossa região”, afirmou Reginaldo.

Durante a programação, o gestor de Desenvolvimento Territorial da Indústria do Sebrae-SP, José Ferreira Neto, participou do painel “Conexões Corporativas”, no qual destacou o papel do Sebrae-SP na promoção de estratégias que estimulam o relacionamento produtivo entre empresas.

“O Sebrae-SP tem desenvolvido estratégias para fortalecer a integração entre médias e grandes empresas e as micro e pequenas que compõem as cadeias produtivas. O Encadear Summit é uma dessas iniciativas um espaço para promover diálogos, traçar rotas e construir planos de ação que favoreçam essa aproximação inicial. A partir dessas conexões, trabalhamos em conjunto com a governança local e com as empresas âncoras para desenvolver ações práticas de melhoria e fortalecimento das pequenas empresas, ampliando a competitividade e a sustentabilidade de todo o ecossistema industrial”, explicou Neto.

Talk show
Um dos pontos altos do evento foi o talk show empresarial com Rafael Del Arco Carminati, diretor financeiro e head de ESG da Oranges Barra Mansa, que compartilhou experiências sobre sustentabilidade corporativa, inovação e boas práticas de gestão industrial. Ele destacou a importância da responsabilidade social e ambiental como diferencial competitivo e como elemento estratégico para o futuro da indústria.

Para André Ali Merie, CEO da JP Farma/ Olidef Medical, participar do Encadear Summit é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com fornecedores e incentivar o desenvolvimento regional.

“É muito importante para empresas como a JP Farma participar de um evento que promove networking e conexões com fornecedores. Temos como política desenvolver parceiros locais e regionais, tanto no Estado de São Paulo quanto em outras regiões do Brasil e até no exterior. Essa proximidade traz benefícios significativos, principalmente na logística ao contar com fornecedores locais, conseguimos mais agilidade e eficiência nos processos industriais. Além disso, incentivamos a qualificação dos pequenos negócios, pois acreditamos que a qualidade, a inovação e o comprometimento são essenciais para que as micro e pequenas empresas se tornem fornecedoras estratégicas de grandes indústrias”, afirmou Ali Mere.

O evento também contou com a participação de empresários locais, que reforçaram a importância das conexões e do fortalecimento das cadeias produtivas.

Para Marco Antônio de Castro, gerente da CPL da Saúde da Região de Ribeirão Preto, o Encadear Summit é uma iniciativa essencial para promover a integração do setor industrial.

“O grande valor deste evento está na oportunidade de criar conexões. Aqui, reencontrei empresários com quem já tenho relacionamento e conheci novos parceiros que fazem parte da cadeia produtiva local. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorar processos, compartilhar boas práticas e estimular a cooperação entre as empresas. Quando o setor entende que a concorrência pode ser saudável e inteligente, todos ganham, as indústrias se fortalecem, as cadeias produtivas se tornam mais eficientes e o desenvolvimento regional acontece de forma mais sustentável”, ressaltou Castro.

O Encadear Summit Ribeirão Preto faz parte das ações do Programa Encadear, iniciativa que busca integrar empresas de diferentes portes em cadeias produtivas mais fortes e sustentáveis, estimulando inovação, produtividade e competitividade na indústria paulista.

O sucesso da primeira edição do Encadear Summit Ribeirão Preto reforça o compromisso do Sebrae-SP e do Senai em promover um ambiente industrial mais conectado, inovador e competitivo, com foco no desenvolvimento regional e na geração de novos negócios.

  • CPL da Saúde
  • Encadear Summit
  • Ribeirão Preto
  • sebrae-sp
  • Senai