Alessandra Barbosa Prando, fundadora da marca Lê Bottaro Segredos do Mel, representou Araçatuba em uma missão empresarial promovida pelo Sebrae-SP durante a Apimondia 2025, o maior congresso mundial de apicultura, realizado este ano em Copenhague, na Dinamarca. Com mais de 20 anos de experiência no setor, Alessandra foi uma das 20 empreendedoras selecionadas em todo o Estado de São Paulo para participar da iniciativa, que incluiu visitas técnicas e intercâmbio de boas práticas com produtores e especialistas de diversos países.

A missão ocorreu entre os dias 21 e 29 de setembro, e teve como foco a troca de conhecimentos, o acesso a tecnologias inovadoras e o fortalecimento de redes internacionais no setor de apicultura e produtos derivados das colmeias. Durante a programação da Apimondia, Alessandra teve a oportunidade de conhecer de perto as principais tendências do mercado apícola global. Um dos destaques, segundo ela, foi a apresentação das caixas apícolas em EPS, um material leve e resistente, ainda pouco utilizado no Brasil, mas que pode representar um avanço na prática apícola.
“Ainda existem dúvidas sobre a adaptação das abelhas brasileiras ao novo material devido às diferenças climáticas, mas a ideia é muito interessante”, comentou Alessandra. Outro ponto alto da experiência foi o contato com equipamentos de alta tecnologia, incluindo dispositivos digitais capazes de realizar análises detalhadas do mel em poucos minutos.
A empreendedora também destacou a sofisticação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) europeus, com tecidos tecnológicos antiferruada e macacões com design moderno, inclusive com versões infantis.

Além das inovações técnicas, Alessandra se emocionou ao conhecer o projeto “Bybi – Abelhas Urbanas”, desenvolvido em Copenhague, que incentiva famílias a cultivar pasto apícola em casa e adotar colmeias urbanas. A coleta do mel é realizada por voluntários, e o produto de cada colmeia recebe uma identidade própria. A iniciativa culmina, anualmente, na “Cerimônia do Mel”, uma celebração simbólica que reforça os valores de sustentabilidade e conexão com a natureza.
“Eu me emocionei muito com esse projeto. Voltei com o sonho de adaptá-lo à nossa realidade, usando as nossas abelhas nativas, as meliponas, que são essenciais para a preservação da biodiversidade brasileira”, conta.
Alessandra é uma referência regional em apicosméticos e produtos alimentícios derivados da colmeia. À frente da marca Lê Bottaro, atua também como instrutora e ministra cursos de gastronomia com mel, cosméticos naturais e presta consultoria para mulheres que desejam empreender no setor.
Ela afirma que participar da Apimondia foi um marco em sua trajetória: “Foi um misto de conquista e reconhecimento. Volto com novos conhecimentos e uma visão ainda mais clara sobre o potencial dos nossos produtos. Temos o melhor mel do mundo, com uma biodiversidade que é única”, ressalta.

Ao final da missão, Alessandra fez questão de destacar o trabalho da equipe do Sebrae-SP e da Invest SP, responsáveis por toda a estrutura da viagem. “Foram brilhantes antes, durante e depois da missão. O apoio do gestor Márcio de Carvalho e de Isabela Baitelo, do Sebrae Araraquara, além de Pedro e Taieme, da Invest SP, foi fundamental”, disse.
Para outros empreendedores do setor, Alessandra deixa um recado direto: “Todo apicultor, meliponicultor ou profissional da área precisa conhecer a Apimondia pelo menos uma vez na vida. É uma experiência transformadora”.
-
