Em busca de mais qualidade de vida, Ana Lúcia da Costa Ferreira deixou o Rio de Janeiro para começar uma nova história no interior de São Paulo. Após anos atuando na área de vendas, ela decidiu transformar um hobby em negócio: a produção artesanal de cosméticos naturais. A história foi apresentada no Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP, que compartilha histórias reais de superação, aprendizado e transformação.

A ideia surgiu de forma simples, Ana costumava fazer seus próprios cosméticos e compartilhar com amigas, que logo começaram a incentivar a venda dos produtos. “Elas amavam e diziam que eu deveria vender. Aos poucos fui estudando mais sobre formulação e percebi que queria era uma boa ideia e assim nasceu a Olive Cosméticos Naturais”, conta.
Com o tempo, Ana deixou o emprego regular e mergulhou no universo do empreendedorismo. No caminho, enfrentou desafios típicos de quem decide abrir o próprio negócio, como questões de patente, mudança de nome da marca, precificação e atendimento. Mas, com dedicação e estudo, foi consolidando sua marca e sua identidade no mercado.
Em 2025, ela passou a contar com o apoio do Sebrae-SP por meio do projeto Mirassol Empreendedora, que oferece capacitações e consultorias para fortalecer pequenos negócios locais. “Tem sido um divisor de águas. Estou aprendendo a profissionalizar meu negócio e crescer com propósito”, afirma.
Hoje, Ana segue firme em seu objetivo: oferecer produtos naturais de qualidade, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. “Acredito muito no poder dos cosméticos naturais. Eles transformam não só a pele, mas também a relação das pessoas com o próprio corpo”, completa.
-
-
