
No último dia 7 de outubro, um grupo de empresários de Itararé participou de uma missão técnica à cidade de São Paulo, promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial, como parte do Programa Inova Olhar. O objetivo da ação foi proporcionar uma imersão em modelos de negócios inovadores e inspiradores, possibilitando aos empreendedores novas ideias e estratégias para aplicar em suas próprias empresas.
Com foco nos setores de vestuário, beleza e alimentação, a programação do dia começou às 2h da manhã, com saída do grupo na Rodoviária de Itararé, rumo à capital. O primeiro ponto de parada foi a sede do Sebrae-SP, onde os participantes foram recepcionados e receberam orientações da equipe técnica. De lá, iniciou-se o circuito de visitas, que incluiu oito estabelecimentos referência em inovação, experiência do cliente e práticas de gestão.
As 13 pessoas participantes da missão puderam conhecer a Zeedog Temple (loja conceito para amantes de pets, com forte apelo de marca, design e engajamento digital); Granado (marca tradicional de cosméticos e medicamentos que se reinventou, apostando em identidade visual forte e experiência sensorial); Estação Ana Capri (voltada ao setor de calçados femininos com foco em praticidade e tendências de moda); Tim Experience Store (loja conceito da operadora, com atendimento personalizado e tecnologia de ponta); Carlos Bakery (unidade brasileira da famosa confeitaria americana, conhecida pela personalização de produtos e ambientação temática); Galeria Melissa (flagship da marca que mistura moda, arte e design em uma experiência imersiva); Il Sordo (hamburgueria inspirada na cultura de rua, que alia atendimento despojado a produto de alta qualidade) e Fábrica da Dengo Chocolates (que une propósito social, sustentabilidade, design diferenciado e experiência do consumidor).
De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP, Fabrício Machado, o objetivo do roteiro foi mostrar, na prática, como a inovação pode se manifestar em diferentes aspectos do negócio, do layout da loja ao modelo de atendimento. “Esse tipo de vivência gera um impacto muito positivo no olhar do empresário. Ao entrar em contato com negócios que já adotam práticas modernas e eficientes, ele consegue visualizar o que pode ser adaptado para a sua realidade local. É uma forma de inspirar mudanças práticas, com foco em inovação, atendimento e gestão”, destaca.
A empresária Tatiane Silva, da Casa Choco, retornou da capital entusiasmada. “Sensacional! Foi incrível e superou muito as expectativas. Já queremos voltar para participar do Inova Olhar de outros segmentos. Tenho certeza de que vamos chegar tão entusiasmados que muitos outros empreendedores também vão querer viver essa experiência e agregar valor aos seus negócios. Parabéns, Sebrae-SP e obrigada pela oportunidade”, afirma.
O presidente da Associação Comercial de Itararé, Luciano Vieira, também fez questão de registrar sua experiência durante a visita. “Essa visita foi maravilhosa e queremos muito agradecer ao Sebrae-SP e à Associação Comercial, por essa oportunidade. Conhecemos diversas empresas e tivemos uma sensação diferente, um olhar diferente, que é justamente a proposta do projeto Inova Olhar. Foi uma experiência maravilhosa, e eu convido a todos os empreendedores, a não perderem a próxima oportunidade. Valeu muito a pena”.
A missão também teve como objetivo fortalecer o networking entre os empresários locais, ampliando as possibilidades de parcerias e inovação no comércio da região. A expectativa é que novas edições do Inova Olhar contemplem outros setores e atraiam ainda mais participantes de Itararé e municípios vizinhos.
