ASN SP
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia vencedores em São Paulo

12ª edição premia os melhores trabalhos jornalísticos sobre empreendedorismo; cerimônia ocorreu na sede do Sebrae-SP
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece os melhores trabalhos jornalísticos sobre empreendedorismo (Foto: Sebrae-SP) 

Tecnologia social de combate ao assédio e à importunação sexual, preservação cultural e ambiental, aquecimento global e mudanças climáticas, hortas urbanas e os desafios de negócios que funcionam 24 horas em São Paulo são os temas dos trabalhos vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa São Paulo. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta quinta-feira (2/10), na sede do Sebrae-SP, na capital paulista.

Os primeiros colocados nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário receberam um leitor de texto digital. Os segundos colocados ganharam um smart speaker e os terceiros colocados, um relógio inteligente. Todas as categorias receberam também um certificado de participação.

“Em um mundo tão global e tão competitivo, é importante contar boas histórias para iluminar e trazer esperança, para que a gente tenha condição de construir um país melhor através da força do empreendedor. Por isso, esse prêmio é uma celebração de registro de um Brasil brilhante e que consegue, através do empreendedorismo, mostrar a criatividade das mentes e das mãos paulistas”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa (Foto: Sebrae-SP)

Na categoria Jornalismo em Texto, a matéria “Filha de ex-cobradora de ônibus cria tecnologia contra importunação sexual”, publicada na Folha de S. Paulo, conquistou o primeiro lugar. A reportagem é de Flávia Mantovani.

A matéria “De olho em florestas, sinal de fumaça e furacões: startups ajudam com as mudanças climáticas”, publicada na Exame, ficou em segundo lugar. O trabalho é de Daniel Mutzemberg Giussani e Layane Serrano. O terceiro lugar ficou com a matéria “Negócios da Floresta”, de Mônica Kato, publicada na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O podcast “Empreendedoras das águas”, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, ganhou na categoria Jornalismo em Áudio. A equipe é formada por Vagner de Alencar, Amanda Oliveira, Artur Ferreira, Jacqueline Maria da Silva, Léu Britto, Rômulo Cabrera e Sarah Fernandes.

A reportagem “Cuidar do que é nosso – Meio ambiente e Rio Piracicaba”, de Lilian Geraldini, publicada na Rádio Educadora, ficou em segundo lugar. O terceiro lugar foi ocupado pela Rádio CBN, com a matéria “São Paulo Inovadora”. A equipe é composta por Leandro Gouveia, Helen Menezes, Karina Almeida e Yasmin Caetano.

A Rede Vanguarda foi a vencedora na categoria Jornalismo em Vídeo, com a reportagem especial “Sobrevida”. O trabalho é de Rogério Corrêa, Rodrigo Magalhães e Ana Beatriz Corrêa.

Em segundo lugar, ficou a “Série Planeta Campo | Mata Atlântica” do Globo Rural. A equipe é composta por Marcius Alves, Dayane Andrade, Jaqueline Silva, Marusa Trevisan, Pamela Perrupato, Rafael de Paula e Renato Medeiros.

A EPTV Central ficou com o terceiro lugar, com a série de reportagens “Crise na reciclagem”. A equipe é composta por Tathiane Sousa, Antônio Marcos Simonetti, Fábio de Souza, Fernanda Ribeira, Janesi Rigo, Joyce Starcke, Larissa Lima, Maria Júlia Ninelli, Renan Ciconelo e Vitor Diagonel

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias arrebatou o primeiro e segundo lugares na categoria Fotojornalismo. O trabalho “Agricultores criam hortas embaixo de torres de energia e empreendem nas periferias” venceu em primeiro lugar. As fotos são de Isabela da Silva Alves. Em segundo lugar, ficou o trabalho “‘Forró da Priscila’ vira símbolo de cultura e renda em Paraisópolis”, que envolveu Léu Britto e Jacqueline Maria da Silva.

O terceiro lugar ficou com a Um Só Planeta. O trabalho “Bioeconomia leva “melhor borracha do mundo” de volta ao mercado, impulsiona fábrica de castanha liderada por mulheres indígenas e pode ajudar a recuperar língua perdida na Amazônia” é de Marco Britto.

Na categoria Jornalismo Universitário, a vencedora foi a matéria “São Paulo sem pausa: quem faz a cidade funcionar 24 horas por dia?”, publicada na Revista Esquinas, da Cásper Líbero. A equipe é formada por Nicolas Jacomelli, João Pedro Fernandes Linhares e Mariana Nunes Batista dos Santos.

Em segundo lugar ficou a matéria “Costureiras de Paraisópolis transformam o empreendedorismo em solução para violência doméstica”, pulicada no Portal de Jornalismo ESPM-SP. O trabalho é de Victoria Cansian. Na terceira colocação ficou a reportagem “Apicultura cresce na região metropolitana de Ribeirão Preto”, do Centro Universitário Barão de Mauá. A equipe é composta por Carolina Castro, Amanda Haikal, Beatriz Egydio e Julia Valeri.

Sobre o PSJ

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma oportunidade para os profissionais de imprensa darem visibilidade aos conteúdos que produzem e serem reconhecidos pela excelência nas produções. Criado pelo Sebrae, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo, veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.

A 12ª edição do PSJ teve 3.442 matérias inscritas, sendo 319 em São Paulo. Agora as matérias vencedoras nas cinco categorias em São Paulo serão avaliadas em uma etapa regional, com outras vencedoras do Sudeste. Após a etapa regional, as classificadas irão concorrer à premiação nacional em Brasília, na primeira semana de dezembro.

Confira as fotos da cerimônia em São Paulo: https://www.flickr.com/photos/sebraesp/albums/72177720329442453

Confira os vencedores do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa São Paulo

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

1º lugar: Filha de ex-cobradora de ônibus cria tecnologia contra importunação sexual -Folha de S.Paulo

Representante do trabalho: Flávia Mantovani

2º lugar: De olho em florestas, sinal de fumaça e furacões: startups ajudam com as mudanças climáticas- Exame

Equipe: Daniel Mutzemberg Giussani e Layane Serrano

3º lugar: Negócios da Floresta- Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Representante do trabalho: Mônica Kato

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO

1º lugar: Empreendedoras das Águas -Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Equipe: Amanda Oliveira, Artur Ferreira, Jacqueline Maria da Silva, Léu Britto, Rômulo Cabrera, Sarah Fernandes e Vagner de Alencar

2º lugar: Cuidar do que é nosso – Meio ambiente e Rio Piracicaba -Rádio Educadora/Jovem Pan

Representante do trabalho: Lilian Giraldini

3º lugar: São Paulo Inovadora – Rádio CBN

Equipe: Helen Menezes, Karina Almeida, Leandro Gouveia e Yasmin

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

1º lugar: Sobrevida- Rede Vanguarda

Equipe: Ana Beatriz Corrêa e Rogério Corrêa

2º lugar: Mata Atlântica I Série Planeta Campo- Canal Rural

Equipe: Dayane Andrade, Jaqueline Silva, Marcius Ariel Alves, Marusa Trevisan, Pamela Perrupato, Rafael de Paula e Renato Medeiros

3º lugar: Crise na reciclagem- EPTV CENTRAL- parte 1, parte 2 e parte 3

Equipe: Antônio Marcos Simonetti, Fábio de Souza, Fernanda Ribeira, Janesi Rigo, Joyce Starcke, Larissa Lima, Maria Júlia Ninelli, Renan Ciconelo, Tathiane Sousa, Vitor Diagonel

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

1º lugar: Agricultores criam hortas embaixo de torres de energia e empreendem nas periferias – Agência Mural de Jornalismo das Periferias

Representante do trabalho: Isabela da Silva Alves

2º lugar: ‘Forró da Priscila’ vira símbolo de cultura e renda em Paraisópolis – Agência Mural de Jornalismo das Periferias Representante do trabalho

Equipe: Léu Britto e Jacqueline Maria da Silva

3º lugar: Bioeconomia leva “melhor borracha do mundo” de volta ao mercado, impulsiona fábrica de castanha liderada por mulheres indígenas e pode ajudar a recuperar língua perdida na Amazônia – Um Só Planeta- foto 1, foto 2 e foto 3

Representante do trabalho: Marco Britto

CATEGORIA JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

1º lugar: São Paulo sem pausa: quem faz a cidade funcionar 24 horas por dia? – Revista Esquinas- Cásper Líbero

Equipe: João Pedro Fernandes Linhare, Mariana Nunes Batista dos Santos e Nicolas Souza Jacomelli

2º lugar: Costureiras de Paraisópolis transformam o empreendedorismo em solução para violência doméstica- Portal de Jornalismo ESPM-SP

Representante do trabalho: Victoria Cansian

3º lugar: Apicultura cresce na região metropolitana de Ribeirão Preto – Centro Universitário Barão de Mauá

Equipe: Amanda Haikal, Beatriz Egydio, Carolina Castro Beatriz Egydio e Julia Valeri

  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • sebrae-sp