ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP marca presença no 3º AgroFestival Altinópolis Best Coffee

Evento reuniu produtores, empresários e autoridades, destacou 41 amostras de cafés especiais e promoveu conhecimento, networking e experiências práticas para os visitantes
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com a Faesp, Senar, as Prefeituras de Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Santo Antônio da Alegria e o Sindicato Rural de Altinópolis, marcou presença no 3º AgroFestival Altinópolis Best Coffee, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Parque de Exposições de Altinópolis.

O festival reuniu admiradores de café, empresários, empreendedores e autoridades, consolidando-se como um dos principais eventos de valorização da cafeicultura regional. Nesta edição, 41 amostras de cafés foram avaliadas por especialistas, destacando a excelência da produção local.

Durante os dois dias de evento, os participantes puderam ampliar conhecimentos, fazer networking, conhecer variedades de café e participar de degustações, palestras e oficinas sobre produção, qualidade e mercado. Na Arena Best Coffee, dez expositores apresentaram seus produtos, permitindo que os visitantes tivessem experiências práticas com cafés especiais. O espaço proporcionou maior visibilidade aos produtores e valorizou toda a cadeia produtiva.

O concurso premiou os melhores cafés da região, com destaque para o 1º lugar: Guilherme Custódio Vicentini, da Fazenda Liberdade, em Altinópolis, que obteve 89,40 pontos. Seu café, da variedade Catuaí SH3 orgânico, apresentou notas sensoriais de laranja, mel, garapa, algodão-doce, calda de pudim, frutas cítricas, tangerina e floral, destacando-se pela qualidade e complexidade de sabores.

A premiação completa incluiu: Ênio Pasquali Júnior de Santo Antônio da Alegria em 2º lugar com 88,25, Egídio Panosso Júnior de Santo Antônio da Alegria em 3º lugar com 88,10, João dos Reis Mazzo Filhos de Batatais em 4º lugar com 87,10, e Paulo Sérgio Marchiori de Altinópolis na 5ª colocação com 86,70.

A programação contou com a palestra “Café & Turismo: uma viagem de sabores e oportunidades”, ministrada por Fabiana David, analista de negócios do Sebrae-SP. “O AgroFestival é uma oportunidade única para conectar o café com o turismo, fortalecendo os produtores e valorizando a experiência da região. Esse diálogo entre qualidade, identidade territorial e turismo amplia as oportunidades de negócios e promove o desenvolvimento regional.”

O evento também contou com a participação de empreendedores locais, como Aniel Carlos Teixeira, conhecido como Nelinho, proprietário de uma panificadora e confeitaria tradicional em Altinópolis há 15 anos. Ele destacou a importância do apoio do Sebrae ao longo de sua trajetória, desde os primeiros cursos de empreendedorismo que realizou aos 22 anos.

Segundo o empresário, a participação no AgroFestival marca um novo momento para o negócio, que agora conta com uma cafeteria própria. “Participar do evento é uma oportunidade para fortalecer nossa marca, ampliar o networking com fornecedores e produtores de café e gerar aprendizado para os próximos passos do empreendimento”, afirmou.

Alexandra Salomão Vicentini, proprietária da Fazenda Vicentini, destacou da importância de participar pela primeira vez do festival. “Somos a quinta geração da família dedicada ao café, e participar do festival em nossa cidade é uma oportunidade de mostrar essa tradição. O evento conecta produtores, consumidores e toda a cadeia da cafeicultura, além de valorizar a dedicação de quem produz cafés de qualidade. É uma vitrine que fortalece nossa marca e amplia a visibilidade da região.”

Para Lucas Pimenta, fundador e CEO da Folha de Louro, que participou pela terceira vez do evento, os resultados das edições anteriores já são visíveis. “Desde a primeira edição estamos presentes e, no ano passado, implantamos a descarbonização do festival, garantindo o selo de carbono neutro. Isso ajudou o AgroFestival a crescer 300% em público, apoiadores e investidores, comprovando que sustentabilidade gera credibilidade e atrai oportunidades. Esse trabalho também deixa um legado ambiental e social em Altinópolis, com áreas verdes que beneficiam toda a comunidade.”

Gabriela Vieira, gestora da Fazenda Liberdade, falou da alegria de conquistar o prêmio de melhor café da região. “No ano passado, ficamos em segundo lugar, o que já foi muito especial. Conquistar o primeiro lugar nesta edição é resultado de muito trabalho e dedicação e uma honra representar a comunidade orgânica. Esse reconhecimento reforça que é possível produzir cafés de excelência, que atendem a paladares exigentes e valorizam a sustentabilidade. Estamos muito felizes e já nos preparamos para a próxima safra, mantendo nosso compromisso com qualidade e inovação.”

O prefeito de Altinópolis, Huelder Donizete Malagutti Ferreira, reforçou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “O AgroFestival Best Coffee é fruto de uma construção coletiva, e a prefeitura é parceira desse movimento desde o início. Reafirmamos nosso compromisso em apoiar e ampliar o evento, consolidando Altinópolis como um polo de referência em cafés especiais e em iniciativas que promovem desenvolvimento econômico, oportunidades e orgulho para nossa população.”

O 3º AgroFestival Altinópolis Best Coffee consolidou-se como um importante palco para a valorização da cafeicultura regional, unindo qualidade, tradição e inovação em uma experiência que fortalece negócios e impulsiona o desenvolvimento local.

-

  • AgroFestival Altinópolis Best Coffee
  • Café;
  • sebrae-sp