
Sebrae-SP, Faculdade Sebrae e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmaram convênio para orientar as micro e pequenas empresas como exportar. O lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), para a região de São José dos Campos, foi realizado no dia 29 de setembro, no PIT, em São José dos Campos.
O evento contou com a participação do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin, que destacou a importância da região de São José dos Campos como sendo um dos polos comerciais e industriais mais importantes do país e do mundo. “Neste corredor industrial, entre Rio de Janeiro e São Paulo, estão instaladas as maiores indústrias do mundo e exportamos desde aviões, celulose, aço, entre outros. É uma região altamente estratégica”, destaca.
Tivemos o discurso do gerente da unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae-SP, José Alexandre Pereira. “Para o Sebrae-SP, é prioridade desenvolver ações de acesso a mercados das micro e pequenas empresas, seja na promoção da cultura exportadora, seja na ampliação das exportações pelos pequenos negócios. A parceria com a ApexBrasil potencializará essa agenda, dando suporte e abrindo novas portas para os nossos empreendedores. Queremos quebrar o mito de que exportar é algo distante para o pequeno empreendedor, mostrando que eles também podem expandir suas operações e agregar valor para o Brasil.”
O encontro também destacou a internacionalização de empresas brasileiras com a apresentação do Pavilhão Brasil na Hannover Messe 2026, a maior feira industrial do mundo. A iniciativa simboliza a conexão entre a capacitação de empresas para exportar e sua efetiva inserção nos mercados globais. O PEIEX vai oferecer atendimento técnico especializado, capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior e recomendações técnicas e gerenciais. Serão investidos mais de R$18 milhões na parceria. Terá duração de 30 meses e tem como objetivo qualificar mais de duas mil empresas.

“O PEIEX é um programa importante porque ele pega pessoas que nem pensavam em exportar ou que nem sabem que tem potencial para isso e prepara para entrar no mercado global. Tem muita oportunidade fora do nosso país e tem muita empresa boa de micro e pequeno porte que pode e deve entrar para fazer bons negócios no exterior”, destaca Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP.
“Esse lançamento oficial do núcleo de São José dos Campos foi muito importante e tem a meta de atender cem empresas do Vale do Paraíba e Guaratinguetá até o final de 2027. Já no Estado todo, a meta é atender mais de 2,4 mil empresas. O objetivo desse programa é treinar e capacitar as empresas para começarem a exportar seus produtos. O Sebrae-SP e APEX estão investindo forte na região”, destaca Bruno Ximenes, consultor de negócios do Sebrae-SP.

“Na Faculdade Sebrae, acreditamos no poder da educação aplicada ao desenvolvimento de negócios. Conduzir o PEIEX fortalece nossa missão de aplicar conhecimento na prática empresarial. Estamos prontos para oferecer aos empreendedores a estrutura e o apoio necessários para que alcancem novos mercados e elevem o patamar de seus negócios no cenário internacional”, afirma o diretor da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro.
Poderão participar empresas dos setores de indústria, serviços e agronegócio. Entre os segmentos estão alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos, casa e construção, economia criativa como moda, saúde, tecnologia da informação e comunicação.
O atendimento será presencial ou remoto, no caso de empresas localizadas a uma distância maior do que cem quilômetros dos Núcleos Operacionais, que serão instalados nos polos regionais da Faculdade Sebrae e escritórios regionais do Sebrae-SP: Núcleo Operacional São José dos Campos – região de São José dos Campos e Guaratinguetá.
Para se inscrever no PEIEX, a empresa deve entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
-
