ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP ensina técnicas para confeccionar macacões e vestidos em Coronel Macedo

Parceria ajudou a capacitar moradores em técnicas de modelagem, corte e costura, unindo criatividade e geração de renda
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Capacitação ocorreu em Coronel Macedo (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal, Senai e Sebrae Aqui, formou mais uma turma no curso gratuito ‘Aprenda a modelar vestidos e macacões’ em Coronel Macedo. A capacitação teve como objetivo ensinar na prática técnicas de modelagem, corte e criação de peças de vestuário, capacitando os participantes a desenvolverem vestidos e macacões com estilo, qualidade e acabamento profissional.

Nos dois primeiros dias as aulas de gestão foram ministradas no Centro Cultural Getúlio Vargas e as aulas práticas foram realizadas na Carreta do Senai, que ficou estacionada na Avenida João Batista Leite, no centro da cidade. O curso atraiu moradores interessados em transformar a criatividade em fonte de renda e àqueles que desejavam iniciar ou aprimorar o seu pequeno negócio no setor de moda.

Durante a capacitação, os alunos aprenderam desde técnicas básicas até conteúdos mais avançados, como interpretação de moldes a partir de desenhos prontos, desenvolvimento de moldes sob medida para diferentes tipos de corpos, cálculos de adaptação, cortes precisos de tecidos e finalização profissional das peças. Além das habilidades técnicas, o curso também ofereceu orientações sobre como gerar renda com costura, vender peças sob medida e abrir um ateliê.

“Trata-se de um curso completo, voltado tanto para iniciantes, quanto para quem já tem alguma experiência e quer se profissionalizar”, afirma a analista de negócios do Sebrae-SP, Ana Carla Gussão.

Para a participante Adaiane Barros, que já atua com costura criativa, a capacitação foi importante e a ajudou a se profissionalizar naquilo que mais gosta de fazer.

“Confesso que julguei o livro pela capa, pois me surpreendi com o curso! Deu para aprender muito. A professora foi super atenciosa, colaborativa e nos auxiliou em tudo e em todas as minhas dificuldades. Fica até difícil dizer o que eu gostei, porque tudo foi perfeito. Eu já trabalho com artesanato, crochê e costura criativa. Já costurava algumas peças de roupas e me inscrevi para complementar o meu conhecimento e aprender mais sobre como cortar, tirar moldes e medidas sem medo de errar. Atingi meus objetivos e pretendo dar continuidade como autônoma na parte da costura, mas agora muito mais aprimorada”, conta Adaiane.

  • Sebrae Coronel Macedo