
O Sebrae-SP realizou uma Oficina de Planejamento Participativo (OPP) em Mogi Guaçu, na tarde da última segunda-feira (22). A iniciativa ocorreu nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (Acimg) e marcou o início da construção de um plano estratégico para o turismo da cidade, que recentemente recebeu a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT).
O encontro foi solicitado pela Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Habitação, Comércio e Turismo (SHIC) e da própria Acimg.
A atividade foi conduzida pela gestora de território e de projetos do Sebrae-SP, Michelle Sabino, e reuniu 35 participantes representando diversos setores ligados à cadeia turística: hotéis, meios de hospedagem, bares, restaurantes, sorveterias, cachaçarias, docerias, agências de viagens, guias turísticos, lojas, associações de moradores, parques ecológicos, unidades de conservação, clubes de turismo, além de instituições como a Rádio Nova Onda FM, Senac, Etec, CNA Jovem, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Sinthoresca.
A oficina foi estruturada em dinâmicas que promoveram interação, troca de percepções e trabalho em grupo. Os participantes refletiram sobre quatro focos essenciais da Governança Turística: onde estamos, onde queremos chegar, como chegaremos e como saberemos que alcançamos os resultados.

Para Benedito Albiero, gestor de inovação e de território do Sebrae-SP, o momento representa um marco importante para o município. “Essa oficina foi um momento histórico de Mogi Guaçu, com um resultado que certamente impulsionará o excelente trabalho da Secretaria Municipal de Turismo, criando a base para implementar, em conjunto com a comunidade, a política de turismo da cidade”, destacou.
O secretário municipal de Turismo, Antonio Henrique Corsi, reforçou a relevância do encontro. “Foi o início de um trabalho essencial e participativo, um primeiro passo muito importante para o planejamento do turismo guaçuano. Com certeza, essa parceria com o Sebrae-SP vai dar bons frutos”, afirmou.
Com essa mobilização, Mogi Guaçu dá início a uma nova fase na gestão do turismo, pautada pela colaboração entre poder público, empreendedores e sociedade civil, com vistas a fortalecer a vocação turística e estruturar políticas de longo prazo para o setor.
