Ituverava sediou, na noite desta terça-feira, 23, no auditório da FFCL – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o terceiro encontro do programa “Loja do Futuro”, iniciativa voltada à modernização, inovação e fortalecimento do comércio local. Com a participação de mais de 70 empresários e colaboradores, o evento teve como tema “A excelência no atendimento como diferencial competitivo”.

A programação foi dividida em duas etapas: uma palestra conduzida pelo Sebrae-SP sobre marketing e atendimento ao cliente e, em seguida, uma mesa-redonda com representantes do Senac – entre eles Andrea Richinho Silveira Cruz, Cacilda Peixoto Pucci Veloso e Cristiane Da Silva Azevedo Ferreto – que conduziram um bate-papo prático sobre como aplicar os conceitos apresentados no dia a dia das empresas.
Também marcaram presença no encontro o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava (Sincovami), Edelberto Diniz Costa; Vitor Checchia, da Associação Comercial Industrial de Ituverava (ACI); além de Luciana Moreira Inácio, diretora da Fundação Educacional de Ituverava, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da integração entre instituições locais.
O Senac reforçou, durante a atividade, a necessidade de atitude e ação: mais do que absorver conhecimentos, empresários e colaboradores precisam colocar em prática os aprendizados. Foi destacada ainda a importância do treinamento contínuo, tanto por parte das lideranças – que devem estimular a capacitação – quanto pelos colaboradores, que precisam buscar aprimoramento de forma ativa. Esse movimento, segundo os debatedores, gera uma relação ganha-ganha: empresas mais preparadas, clientes mais satisfeitos e ambientes de trabalho mais sustentáveis.

O consultor de negócios do Sebrae-SP Flávio Silva avaliou o crescimento do programa em Ituverava. “O Loja do Futuro vem numa crescente de interesse do empresariado local, que percebe a importância de oferecer um atendimento de qualidade e de usar as ferramentas digitais disponíveis, inclusive a inteligência artificial, para enfrentar a concorrência que hoje não é apenas local, mas também online. O que a internet não consegue entregar é o calor humano. Um atendimento humanizado gera proteção contra a concorrência, mesmo diante de preços mais baixos ou prazos de entrega equivalentes.”
Próximas etapas
Na sequência do programa, os empresários poderão acessar consultorias individuais, tanto do Sebrae-SP (em gestão, finanças, marketing, pessoas e planejamento) quanto em parceria com o Senac, como Sebraetec (cliente oculto, avaliação de loja e visual merchandising).
Para participar dessa nova fase, é necessário ter acompanhado pelo menos um dos dois últimos encontros. Interessados que não conseguiram comparecer podem entrar em contato com o Sebrae-SP para avaliação de novas possibilidades de integração.
As consultorias estão previstas para ocorrer entre outubro e novembro, em formato personalizado, de acordo com a demanda e necessidade de cada negócio.
