O Escritório Regional do Sebrae-SP em São João da Boa Vista, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião da Grama, lançou oficialmente, no dia 10 de setembro, o ProGrama Vale Empreendedor, iniciativa com o objetivo fortalecer o turismo e o empreendedorismo local por meio de ações coletivas, qualificação e incentivo ao associativismo.

O programa nasce a partir da criação de uma governança de trabalho, formada por representantes do poder público, da sociedade civil organizada – como a Associação Comercial e Industrial e a Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama –, além de produtores rurais e a Secretaria da Agricultura. Essa governança está elaborando um plano estratégico que orientará o desenvolvimento econômico do município, valorizando suas vocações e potenciais.
Os empreendedores locais terão acesso a treinamentos sobre tendências de mercado, como trabalhar a regionalização e produtos locais, gestão financeira, vendas e atendimento ao cliente, bem como treinamentos voltados ao comércio, serviços de alimentação e artesanato. Haverá ainda consultorias individuais nas empresas participantes, com o objetivo de profissionalizar a gestão e qualificar a mão de obra local.

São Sebastião da Grama, recentemente reconhecida pela Indicação Geográfica (IG) do café, ganha ainda mais notoriedade nesse processo. Segundo Junio Correia, gestor de projetos do Sebrae-SP, trabalhar o encadeamento produtivo é essencial.
“A cidade precisa se apropriar do café como produto estratégico, criando oportunidades e fortalecendo o senso de pertencimento da população. É fundamental que os empreendedores aprendam a trabalhar com esse diferencial competitivo”, destacou.
A abertura do evento também contou com a palestra da gestora de território e de projetos do Sebrae-SP, Michelle Sabino. Intitulado “Negócios e oportunidades para o desenvolvimento local”, o tema ressaltou o papel transformador de cada empreendedor no processo de desenvolvimento territorial.

Em seguida, Tiago Pimentel, idealizador e organizador do Turisagro e do Festival de Inverno de Espírito Santo do Pinhal (SP), apresentou as boas práticas daquele município, referência nacional no cultivo da uva e produção de vinhos de inverno. Ele destacou o impacto positivo de iniciativas como os dois eventos, que recentemente reuniram mais de 8 mil pessoas em apenas quatro dias, movimentando a economia.
O lançamento do ProGrama Vale Empreendedor também contou com o depoimento do empreendedor local José Marcos Anadão Rossi, que compartilhou sua trajetória, desafios e aprendizados à frente de seus negócios no Vale da Grama.
O evento reservou, ainda, homenagens a empresários que se destacam no desenvolvimento econômico da cidade, como a Família Ascariz, da Stone Bike, que emprega mais de 60 pessoas no município, e a Família Blazzi, da Kometudo Alimentos, também com mais de 60 colaboradores, ambos exemplos de como o empreendedorismo fortalece a economia local.
As próximas ações do programa incluem uma visita técnica de benchmarking e a participação do Vale da Grama na Feira do Empreendedor (FE25) do Sebrae-SP, de 15 a 18 de outubro – considerado o maior evento de empreendedorismo do País –, onde São Sebastião da Grama mais uma vez terá espaço para divulgar seus produtos e atrair novos investidores.
ProGrama Vale Empreendedor
O ProGrama Vale Empreendedor tem como missão conectar setores, estimular o associativismo e promover o encadeamento produtivo, fortalecendo a imagem do Vale da Grama como território de inovação, turismo e oportunidades. As atividades já começam na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro.
