
O Sebrae-SP e a Prefeitura de Campinas promovem uma iniciativa para fortalecer e valorizar o turismo na cidade, por meio de diagnóstico da estrutura de gestão do setor. O trabalho vai levantar informações, avaliar a legislação existente e analisar como estão organizadas as instâncias de governança e a gestão de dados da área.
A partir desse retrato, será possível identificar os pontos que precisam de ajustes para fortalecer o setor e ampliar o ambiente de negócios. A ação é realizada por meio do programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas com objetivo de apoiar micro e pequenas empresas ligadas ao turismo, oferecendo condições mais adequadas para que cresçam e diversifiquem seus serviços.
Além disso, o fortalecimento do setor impacta diretamente a população, com mais oportunidades de emprego e renda, valorização do comércio local e estímulo à cultura e ao patrimônio de Campinas. “O turismo tem um enorme potencial de geração de negócios e de valorização da identidade local. Trabalhar lado a lado com a Prefeitura de Campinas permite que o Sebrae-SP contribua com conhecimento e ferramentas para que o setor avance, beneficiando tanto os empreendedores quanto a população”, afirma Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas.
Para ele, o trabalho conjunto é essencial para que a cidade avance no fortalecimento da atividade. “Mais do que uma atividade econômica, o turismo é uma forma de fortalecer a cultura, o comércio e a qualidade de vida. Ao lado da Prefeitura de Campinas, o Sebrae-SP reafirma seu compromisso em apoiar micro e pequenas empresas e estruturar o setor para que a cidade se consolide como destino de referência”, complementa.
Com essa parceria, Sebrae-SP e Prefeitura reforçam o compromisso de construir um turismo mais organizado e sustentável, capaz de atrair visitantes, gerar desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida na cidade.
“O turismo é um setor estratégico para Campinas. Esse diagnóstico, em parceria com o Sebrae-SP, vai nos ajudar a estruturar melhor a gestão do setor, apoiar os empreendedores e transformar o potencial da cidade em mais empregos, renda e qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito Dário Saadi.
“O diagnóstico é um passo fundamental para que possamos planejar o futuro do turismo de Campinas com base em informações sólidas. Conhecer nossas potencialidades é algo que fortalece a atuação dos empreendedores locais e amplia a visibilidade da nossa cidade como destino que une cultura, inovação e hospitalidade”, finaliza a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
