
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá promoveu, na última semana, uma reunião de encerramento do primeiro ciclo (de maio a agosto) do programa ALI Produtividade. Na ocasião foi apresentado um balanço do projeto que contou com a participação de sete agentes locais de inovação, responsáveis por identificar necessidades e buscar soluções de acordo com as demandas dos micro e pequenos negócios do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira.
Assim, Priscila Lima, formada em Administração e uma das bolsistas do projeto, acompanhou e atendeu de forma personalizada micro e pequenas empresas dos municípios de Campos do Jordão e Pindamonhangaba. Para ela, a oportunidade de atuar no ALI Produtividade foi tanto desafiadora quanto enriquecedora – além de “muito proveitosa”. Ao abordar em retrospecto a sua contribuição durante os quatro meses de ciclo, Priscila afirma que teve a chance de alinhar-se aos seus propósitos a partir das experiências aprofundadas no decorrer das atividades. “O programa ALI vem para transformar a vida do empresário e mudar a mentalidade. Acho que o principal objetivo é mudar a chavinha do empresário”, reflete.
Presente no encontro de conclusão do ciclo, Rose Ramos, nutricionista e empresária há mais de vinte anos, aponta que a participação no programa ajudou a organizar processos de marketing e de gestão financeira relacionados à sua clínica do segmento da saúde. “Participar do ALI me ajudou nessa parte administrativa e me deu um olhar da empresa como um todo”. Na visão de Rose, recém-formada na última turma do Empretec em Guaratinguetá – um seminário intensivo de 60 horas em seis dias, com atividades práticas e desafiadoras, projetadas para ajudar os participantes a identificar oportunidades, aumentar a assertividade e aprimorar a gestão de negócios –, “o Sebrae é imprescindível para quem precisa organizar a sua empresa”.

Para Luciana Giordani, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora regional do programa, o evento propiciou o reconhecimento do trabalho coletivo feito ao longo do período. “Foi uma manhã rica em aprendizado, troca de experiências e com uma palestra inspiradora sobre liderança. Nosso agradecimento a todos os empresários que confiaram no processo e aos agentes que se dedicaram com energia e comprometimento nessa jornada. O programa ALI mostra, na prática, como inovação, dedicação e trabalho conjunto podem transformar negócios, fortalecer a economia local e impactar positivamente toda a região”.
Estrutura e funcionamento do programa
Ao longo do processo, o Agente Local de Inovação (ALI) fornece acompanhamento gratuito e personalizado aos micro e pequenos negócios participantes a partir das seguintes medidas: visitas presenciais, reuniões coletivas e individuais, mapeamento de desafios e levantamento de indicadores, uso de metodologia para alcançar resultados rápidos e mensuráveis, avaliação dos resultados e, por fim, apoio contínuo na aplicação das melhorias.
A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae-SP em fomentar a competitividade no cenário econômico regional ao implantar práticas de gestão eficientes e sustentáveis. Além disso, os objetivos do programa consistem tanto em ampliar o faturamento quanto em reduzir os custos operacionais das pequenas empresas locais.
