
Com os propósitos de promover o empreendedorismo, incentivar a formação de micro e pequenos negócios, fornecer capacitação e gerar oportunidades de renda para a população, o Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá, apresentará no dia 10 de setembro, às 10h, no gabinete municipal, o plano intitulado “Guará Criativa”. Fruto de um trabalho colaborativo, o projeto oferece soluções customizadas para os setores ligados à inovação, à indústria, à gastronomia, ao varejo e ao turismo locais.
Elaborado a partir de um mapeamento das necessidades e potencialidades relacionadas ao empreendedorismo em Guaratinguetá, o programa identifica as oportunidades de expansão das esferas econômicas municipais, bem como permite a um só tempo a estruturação de eixos de atuação específicos e a criação de jornadas de conhecimento adequadas às demandas populares.
Os esforços coletivos de governanças públicas, gestores privados e segmentos da sociedade civil permearam a construção do “Guará Criativa”, possibilitando, assim, o alinhamento da iniciativa conforme os interesses do município. Além disso, o projeto engloba premissas como a criação de medidas condizentes às particularidades do empreendedorismo no território com o estímulo à inovação e à promoção da sustentabilidade.
Dessa maneira, os objetivos do “Guará Criativa” consistem em aumentar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios, promover a inovação e a adoção de novas tecnologias, consolidar as cadeias produtivas locais, incentivar o empreendedorismo e a cultura empreendedora em todas as faixas etárias e, por fim, gerar novas oportunidades de negócio e emprego na cidade.
“A união da Prefeitura, do Sebrae-SP, de associações comerciais e de outros atores da sociedade civil mostra que o desenvolvimento da cidade é um esforço conjunto, que precisa de sinergia com a criação de projetos vigorosos, de impacto direto e contínuo, capazes de gerar um impacto também no longo prazo. Assim, com negócios mais robustos e competitivos, a oferta de novos produtos e serviços, o crescimento do número de empresas e, consequentemente, melhorias na geração de empregos e renda, ampliamos o acesso ao mercado e melhoramos o atendimento, os produtos e os serviços disponibilizados no município. Além disso, a iniciativa valoriza a identidade e o potencial criativo de Guaratinguetá, com o incentivo à inovação e a ampliação do senso de pertencimento entre os empreendedores”, explica Luis Prado, analista de negócios do Sebrae-SP.
Estruturado em pilares com ações voltadas para áreas primordiais ao avanço econômico-social do município, o “Guará Criativa” pretende estabelecer uma visão conjunta com o fortalecimento de valores compartilhados entre todas as pessoas envolvidas. Como aponta Márcio Araujo, consultor de negócios do Sebrae-SP, a ideia do programa reside em “criar cada vez mais visões de desenvolvimento e de fortalecimento do empreendedorismo com o objetivo de melhorar a gestão dos pequenos negócios, aumentar o faturamento e a produtividade”.
De acordo com Juliana Chehouan, gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, “o Guará Criativa nasce como um movimento de união e transformação, conectando ideias e oportunidades para que Guaratinguetá cresça de forma inovadora e sustentável. Com a força do empreendedorismo e o apoio das instituições parceiras, o projeto reafirma o compromisso de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer a economia, gerando impacto positivo para toda a comunidade.”
