60 projetos finalistas do Programa Spark, do Sebrae for Startups, estão reunidos em um encontro de três dias iniciado terça-feira (2/9) na sede do Sebrae-SP, na capital paulista. O evento celebra o encerramento da jornada do Programa Spark, que contou com mais de dois mil alunos de graduação de todo o Estado de São Paulo em uma jornada de pré aceleração para construção de uma startup.
Ao longo dos três dias de evento, os estudantes selecionados terão acesso a conteúdos com foco no desenvolvimento de protótipos, aprofundamento dos temas abordados na jornada, mentorias e visitas a hubs de inovação. O próximo passo agora para esses estudantes é participar do processo seletivo do Programa Start, voltado para validação da solução, construção do MVP e primeiras vendas.
A abertura do encontro contou com a presença do Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; do coordenador de Economia Criativa e Startups, Marcus Leite; e do diretor de ambientes inovadores e inteligência de mercado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Levi Pompermayer.

“O Sebrae-SP e o Sebrae for Startups prepararam esse programa com muito carinho. É um meio de uma caminhada e estamos felizes em poder entregar e contribuir para essa jornada. Sabemos que é desafiador e é preciso se preparar e ter um bom ambiente. Aproveitem todas as oportunidades para que consigam fechar uma ideia, implementar, escalar. Queremos apoiar o potencial de cada um de vocês”, afirmou Nelson Hervey Costa.
Levi Pompermayer reforçou a importância do programa. “É uma honra para o IPT estar junto com o Sebrae-SP no desenvolvimento desses projetos. O IPT é um local de desenvolvimento e validação de inovações tecnologias e estamos juntos para seguir”.
O coordenador de Economia Criativa e Startups complementou a fala reforçando o potencial dos estudantes participantes do programa Spark. “Produzimos grandes cérebros e muitos saem do país porque não tem oportunidade no Brasil. Vocês estão de igual para igual com outros empreendedores do mundo e tem condições de criar riquezas para o nosso país”.

Programação do Encontro
O evento conta com a participação de 30 projetos da capital paulista e 30 projetos do interior do estado. Os que vieram de cidades mais distantes da capital têm passagem e hospedagem custeadas pelo Sebrae-SP.
Neste primeiro dia de evento, os participantes terão palestras no auditório que tratam de temas como “O futuro é startup?” e “Acertos e erros na formação de equipes”. Nos próximos dias, os estudantes farão visitas ao Instituto de Tecnologia e Inteligência (Inteli), Learning Village, State e Cubo.
O Programa Spark recebeu mais de 3 mil inscrições em todo o Estado. O grupo passou por uma capacitação online de 16 horas e mentoria individual online para os 500 projetos selecionados. Após apresentação dos projetos para bancas de especialistas, as 60 melhores ideias foram selecionadas para a fase final.
