ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP reconhece 60 melhores projetos do Programa Spark 2025

Universitários de todo o Estado estiveram em imersão na capital
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

60 projetos finalistas do Programa Spark, do Sebrae for Startups, estão reunidos em um encontro de três dias iniciado terça-feira (2/9) na sede do Sebrae-SP, na capital paulista. O evento celebra o encerramento da jornada do Programa Spark, que contou com mais de dois mil alunos de graduação de todo o Estado de São Paulo em uma jornada de pré aceleração para construção de uma startup.

Ao longo dos três dias de evento, os estudantes selecionados terão acesso a conteúdos com foco no desenvolvimento de protótipos, aprofundamento dos temas abordados na jornada, mentorias e visitas a hubs de inovação. O próximo passo agora para esses estudantes é participar do processo seletivo do Programa Start, voltado para validação da solução, construção do MVP e primeiras vendas.

A abertura do encontro contou com a presença do Diretor Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; do coordenador de Economia Criativa e Startups, Marcus Leite; e do diretor de ambientes inovadores e inteligência de mercado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Levi Pompermayer.

Nelson Hervey Costa
Nelson Hervey Costa, Diretor Superintendente do Sebrae-SP

“O Sebrae-SP e o Sebrae for Startups prepararam esse programa com muito carinho. É um meio de uma caminhada e estamos felizes em poder entregar e contribuir para essa jornada. Sabemos que é desafiador e é preciso se preparar e ter um bom ambiente. Aproveitem todas as oportunidades para que consigam fechar uma ideia, implementar, escalar. Queremos apoiar o potencial de cada um de vocês”, afirmou Nelson Hervey Costa.

Levi Pompermayer reforçou a importância do programa. “É uma honra para o IPT estar junto com o Sebrae-SP no desenvolvimento desses projetos. O IPT é um local de desenvolvimento e validação de inovações tecnologias e estamos juntos para seguir”.
O coordenador de Economia Criativa e Startups complementou a fala reforçando o potencial dos estudantes participantes do programa Spark. “Produzimos grandes cérebros e muitos saem do país porque não tem oportunidade no Brasil. Vocês estão de igual para igual com outros empreendedores do mundo e tem condições de criar riquezas para o nosso país”.

Programação do Encontro
O evento conta com a participação de 30 projetos da capital paulista e 30 projetos do interior do estado. Os que vieram de cidades mais distantes da capital têm passagem e hospedagem custeadas pelo Sebrae-SP.

Neste primeiro dia de evento, os participantes terão palestras no auditório que tratam de temas como “O futuro é startup?” e “Acertos e erros na formação de equipes”. Nos próximos dias, os estudantes farão visitas ao Instituto de Tecnologia e Inteligência (Inteli), Learning Village, State e Cubo.

O Programa Spark recebeu mais de 3 mil inscrições em todo o Estado. O grupo passou por uma capacitação online de 16 horas e mentoria individual online para os 500 projetos selecionados. Após apresentação dos projetos para bancas de especialistas, as 60 melhores ideias foram selecionadas para a fase final.

  • Programa Spark Sebrae
  • sebrae for startups